Repository logo
 
Publication

A qualidade emocional da comunicação pai-criança e mãe criança nos diálogos de reminiscência

dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorCastilho, Eleonor Nobre
dc.date.accessioned2015-05-13T17:40:31Z
dc.date.available2015-05-13T17:40:31Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractPais e crianças envolvem-se, desde cedo no seu desenvolvimento, em diálogos espontâneos sobre experiências passadas. Estes diálogos são um contexto privilegiado para a discussão das emoções, particularmente quando as experiências foram emocionalmente salientes. O género dos participantes tem sido identificado como uma variável que influencia a forma como a narrativa é estruturada e como as emoções são tratadas. Participaram 79 crianças portuguesas, provenientes de instituições de ensino pré-escolar, e os seus cuidadores, em díades mãe-criança (n = 74) e pai-criança (n = 56), numa tarefa de reminiscência sobre eventos emocionalmente salientes. As narrativas foram cotadas através das escalas paralelas do AEED (Autobiographical Emotional Events Dialogues, Koren-Karie, Oppenheim, Etzion- Carasso & Haimovich, 2003), para a qualidade da comunicação emocional das mães, dos pais, e das crianças com cada um dos progenitores. Os resultados mostraram uma elevada concordância entre pais e mães na forma como comunicaram com as crianças, e uma elevada consistência da parte das crianças com os dois progenitores. Não se identificaram diferenças de género significativas. Discutem-se as dinâmicas de comunicação dentro do sistema familiar, assim como a ligação entre da comunicação emocional durante os diálogos de reminiscência e a qualidade da vinculação pais-criança.por
dc.description.abstractABSTRACT------Early on development, parents and children engage spontaneously in dialogues about past experiences. Those dialogues are a privileged context for discussing emotions, even more when the past experiences were emotionally relevant. The sex of participants has been identified as an variable that influence the structure of the narrative and the way emotions are treated. 79 Portuguese preschool children and their parents, participated on a memory talk task, in mother-child (n = 74) and father-child (n = 56) dyads. Narratives were coded with the parallel scales from AEED (Autobiographical Emotional Events Dialogues, Koren-Karie, Oppenheim, Etzion-Carasso & Haimovich, 2003) for the emotional quality of the communication of the mothers, the fathers, and the children with both parents. The results show a highly concordance between parents on their communication with children, and a highly consistence on how children talked with mothers and fathers. There were no sex differences. We discuss the dynamics of communication within the familiar system, and also the connections between emotional communications during reminiscing and the quality of the attachment relationship between parents and childrenpor
dc.identifier.tid201094754
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3634
dc.language.isoporpor
dc.subjectReminiscênciapor
dc.subjectComunicação emocional pais-criançapor
dc.subjectReminiscingpor
dc.subjectParent-child emotional communicationpor
dc.titleA qualidade emocional da comunicação pai-criança e mãe criança nos diálogos de reminiscênciapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínicapor
thesis.degree.levelMestre em Psicologia Aplicadapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
18201.pdf
Size:
147.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: