Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação autêntica em educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_545-558.pdf199.23 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O que é que se sabe sobre a realidade das práticas de avaliação em educação pré-escolar, em Portugal? Apesar do seu enquadramento normativo, verifica-se uma grande heterogeneidade no pensamento e nas práticas de avaliação. À avaliação aponta-se a sua complexidade e subjetividade e invoca-se, frequentemente, a falta de tempo, de recursos e, muitas vezes, desconhecimento na utilização de procedimentos adequados de observação, registo e avaliação, quer dos processos, quer dos efeitos, para justificar a sua secundarização nas práticas pedagógicas pré-escolares. A recolha de diferentes instrumentos de avaliação utilizados e partilhados entre a comunidade de educadores, evidencia uma profusão de procedimentos estandardizados, na sua maioria consubstanciados em checklists de capacidades isoladas e atomizadas, procurando a objetividade da medida. Ressalta, assim, uma abordagem bem distanciada de uma avaliação “autêntica” e útil (Bagnato, 2005, 2007). Que práticas avaliativas alternativas em educação de infância são desejáveis e/ou recomendadas pela literatura da especialidade? Neste texto, para além de se pretender abordar estas questões, pretende-se apresentar e enquadrar conceptualmente uma abordagem avaliativa denominada de Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010) que oferece possibilidades de avaliação alternativa e/ou “autêntica”, respondendo plenamente às orientações oficiais e aos atuais consensos científicos sobre avaliação e qualidade educativa. O desenvolvimento deste instrumento teve lugar no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - (PTDC/CED/67633/2006).

Description

Keywords

Inexistente

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.545-558). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada