Repository logo
 
Publication

Avaliação autêntica em educação pré-escolar

dc.contributor.authorPortugal, Gabriela
dc.date.accessioned2017-04-22T15:38:35Z
dc.date.available2017-04-22T15:38:35Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO que é que se sabe sobre a realidade das práticas de avaliação em educação pré-escolar, em Portugal? Apesar do seu enquadramento normativo, verifica-se uma grande heterogeneidade no pensamento e nas práticas de avaliação. À avaliação aponta-se a sua complexidade e subjetividade e invoca-se, frequentemente, a falta de tempo, de recursos e, muitas vezes, desconhecimento na utilização de procedimentos adequados de observação, registo e avaliação, quer dos processos, quer dos efeitos, para justificar a sua secundarização nas práticas pedagógicas pré-escolares. A recolha de diferentes instrumentos de avaliação utilizados e partilhados entre a comunidade de educadores, evidencia uma profusão de procedimentos estandardizados, na sua maioria consubstanciados em checklists de capacidades isoladas e atomizadas, procurando a objetividade da medida. Ressalta, assim, uma abordagem bem distanciada de uma avaliação “autêntica” e útil (Bagnato, 2005, 2007). Que práticas avaliativas alternativas em educação de infância são desejáveis e/ou recomendadas pela literatura da especialidade? Neste texto, para além de se pretender abordar estas questões, pretende-se apresentar e enquadrar conceptualmente uma abordagem avaliativa denominada de Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010) que oferece possibilidades de avaliação alternativa e/ou “autêntica”, respondendo plenamente às orientações oficiais e aos atuais consensos científicos sobre avaliação e qualidade educativa. O desenvolvimento deste instrumento teve lugar no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - (PTDC/CED/67633/2006).pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.545-558). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5426
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relationEvaluation in Early Childhood Education - children follow-up instrument
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInexistentept_PT
dc.titleAvaliação autêntica em educação pré-escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleEvaluation in Early Childhood Education - children follow-up instrument
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FCED%2F67633%2F2006/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage558pt_PT
oaire.citation.startPage545pt_PT
oaire.citation.title12º Colóquio de Psicologia e Educaçãopt_PT
oaire.fundingStream5876-PPCDTI
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication21e76520-ff43-4154-9259-b54a3f8ea19a
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery21e76520-ff43-4154-9259-b54a3f8ea19a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_545-558.pdf
Size:
199.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: