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Research Project
Evaluation in Early Childhood Education - children follow-up instrument
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Avaliação autêntica em educação pré-escolar
Publication . Portugal, Gabriela
O que é que se sabe sobre a realidade das práticas de avaliação em educação pré-escolar,
em Portugal? Apesar do seu enquadramento normativo, verifica-se uma grande heterogeneidade
no pensamento e nas práticas de avaliação. À avaliação aponta-se a sua complexidade e
subjetividade e invoca-se, frequentemente, a falta de tempo, de recursos e, muitas vezes,
desconhecimento na utilização de procedimentos adequados de observação, registo e avaliação,
quer dos processos, quer dos efeitos, para justificar a sua secundarização nas práticas pedagógicas
pré-escolares. A recolha de diferentes instrumentos de avaliação utilizados e partilhados entre a
comunidade de educadores, evidencia uma profusão de procedimentos estandardizados, na sua
maioria consubstanciados em checklists de capacidades isoladas e atomizadas, procurando a
objetividade da medida. Ressalta, assim, uma abordagem bem distanciada de uma avaliação
“autêntica” e útil (Bagnato, 2005, 2007).
Que práticas avaliativas alternativas em educação de infância são desejáveis e/ou recomendadas
pela literatura da especialidade? Neste texto, para além de se pretender abordar estas questões,
pretende-se apresentar e enquadrar conceptualmente uma abordagem avaliativa denominada de
Sistema de Acompanhamento das Crianças (Portugal & Laevers, 2010) que oferece possibilidades
de avaliação alternativa e/ou “autêntica”, respondendo plenamente às orientações oficiais e aos
atuais consensos científicos sobre avaliação e qualidade educativa. O desenvolvimento deste
instrumento teve lugar no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e
Tecnologia (FCT) - (PTDC/CED/67633/2006).
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
5876-PPCDTI
Funding Award Number
PTDC/CED/67633/2006