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Resumo do texto em jovens com necessidades especiais de educação
dc.contributor.advisor | Martins, Margarida Alves | por |
dc.contributor.author | Simão, Maria do Rosário Costa | |
dc.date.accessioned | 2011-10-01T12:08:43Z | |
dc.date.available | 2011-10-01T12:08:43Z | |
dc.date.issued | 1998 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
dc.description.abstract | O objectivo fundamental deste trabalho é o de estudar a compreensão de textos, conhecendo algumas das estratégias de processamento da informação do texto lido e avaliar se o tipo de texto - ser narrativo ou descritivo - influencia a coerência na utilização dessas estratégias de processamento para a compreensão. Propõe-se ao leitor um texto impresso para ler. Pede-se que elabore o resumo do texto lido sem o texto presente. Depois, apresenta-se-lhe o texto segmentado, dividido em segmentos proposicionais, segundo a lógica do predicado e pede-se-lhe que avalie cada um desses segmentos segundo a importância no texto, inscrevendo o seu juízo numa das três posições da escala ~ "muito importante", "importante", "pouco importante". É verificado o nível de compreensão do texto, recorrendo-se a um questionário escrito. Espera-se que o leitor seja coerente nas suas estratégias de processamento na compreensão do texto, incluindo no resumo os segmentos proposicionais a que atribuiu maior importância para a boa compreensão do texto. Analisam-se os resumos para se obter o valor das proporções de inclusão no resumo, de cada segmento proposicional considerado. Relaciona-se a distribuição das proporções de inclusão com os níveis de importância atribuídos a cada segmento proposicional para avaliar a coerência do leitor, supondo-se que a atribuição de um juízo de importância é uma das estratégias que instruem o processamento quando se compreende o texto. Mas, porque se considera que o tipo de texto influencia o comportamento dos leitores, todo o procedimento é aplicado com um texto de tipo narrativo e com um texto de tipo descritivo. Ainda, porque se espera encontrar diferenças no comportamento dos leitores, determinadas pelo uso mais ou menos frequente da leitura, comparam-se os resultados dos dois grupos de leitores - os que usam e os que não usam com frequência a leitura no seu quotidiano. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/949 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.title | Resumo do texto em jovens com necessidades especiais de educação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |