Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo fundamental deste trabalho é o de estudar a compreensão de textos, conhecendo algumas das estratégias de processamento da informação do texto lido e avaliar se o tipo de texto - ser narrativo ou descritivo - influencia a coerência na utilização dessas estratégias de processamento para a compreensão.
Propõe-se ao leitor um texto impresso para ler. Pede-se que elabore o resumo do texto lido sem o texto presente. Depois, apresenta-se-lhe o texto segmentado, dividido em segmentos proposicionais, segundo a lógica do predicado e pede-se-lhe que avalie cada um desses segmentos segundo a importância no texto, inscrevendo o seu juízo numa das três posições da escala ~ "muito importante", "importante", "pouco importante". É verificado o nível de compreensão do texto, recorrendo-se a um questionário escrito.
Espera-se que o leitor seja coerente nas suas estratégias de processamento na compreensão do texto, incluindo no resumo os segmentos proposicionais a que atribuiu maior importância para a boa compreensão do texto.
Analisam-se os resumos para se obter o valor das proporções de inclusão no resumo, de cada
segmento proposicional considerado.
Relaciona-se a distribuição das proporções de inclusão com os níveis de importância atribuídos a cada segmento proposicional para avaliar a coerência do leitor, supondo-se que a atribuição de um juízo de importância é uma das estratégias que instruem o processamento quando se compreende o texto.
Mas, porque se considera que o tipo de texto influencia o comportamento dos leitores, todo o procedimento é aplicado com um texto de tipo narrativo e com um texto de tipo descritivo.
Ainda, porque se espera encontrar diferenças no comportamento dos leitores, determinadas pelo uso mais ou menos frequente da leitura, comparam-se os resultados dos dois grupos de leitores - os que usam e os que não usam com frequência a leitura no seu quotidiano.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada