Publication
(in)Consistências no processo ensino-aprendizagem relação entre a concepção e a prática (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês)
dc.contributor.author | Figueira, Ana Paula Couceiro | |
dc.date.accessioned | 2018-01-27T10:45:58Z | |
dc.date.available | 2018-01-27T10:45:58Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três disciplinas de leccionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objectivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a actividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua acção. Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados reveladores das (in)consistências das suas orientações metodológicas interdimensões, do processo ensino- -aprendizagem, isto é, das relações entre a orientação das concepções e a orientação das preparações, interacções, avaliações e remediações das aprendizagens dos alunos e auto-reflexão dos docentes. A partir de análise de conteúdo e correspondência múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas, a 89 docentes, constatámos que, genericamente e globalmente, os professores são muito pouco coerentes, existindo pouca articulação, em termos ideológicos, entre a Concepção do processo ensino-aprendizagem e a orientação da Prática educativa, nas diferentes disciplinas e ciclos de leccionação, reflectida, igualmente, ao longo da carreira. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article presents the (in)consistencies in teaching-learning process, or the relation between the methodological orientation of conception and the methodological orientation of educative practice, from Portuguese teachers of mathematics, language and english, i.e., comparative data. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 27(4), 535-552. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6128 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Concepções do processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Epistemologias | pt_PT |
dc.subject | Orientações metodológicas | pt_PT |
dc.subject | Prática educativa | pt_PT |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Conceptions | pt_PT |
dc.subject | Educative practice | pt_PT |
dc.subject | Epistemologies | pt_PT |
dc.subject | Methodological orientations | pt_PT |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_PT |
dc.title | (in)Consistências no processo ensino-aprendizagem relação entre a concepção e a prática (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 552 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 27 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 535 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 4 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |