Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
102.75 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Pretende divulgar-se parte dos resultados obtidos
numa investigação realizada com professores de três
disciplinas de leccionação (Português, Matemática e
Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino
(3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em
diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo
objectivo principal era a análise das suas epistemologias
em torno de toda a actividade docente: das
concepções à percepção dos resultados da sua acção.
Iremos, neste contexto, dar conta, apenas, dos dados
reveladores das (in)consistências das suas orientações
metodológicas interdimensões, do processo ensino-
-aprendizagem, isto é, das relações entre a orientação
das concepções e a orientação das preparações, interacções,
avaliações e remediações das aprendizagens
dos alunos e auto-reflexão dos docentes.
A partir de análise de conteúdo e correspondência
múltipla (HOMALS) de entrevistas semiestruturadas,
a 89 docentes, constatámos que, genericamente e
globalmente, os professores são muito pouco coerentes,
existindo pouca articulação, em termos ideológicos,
entre a Concepção do processo ensino-aprendizagem e
a orientação da Prática educativa, nas diferentes disciplinas
e ciclos de leccionação, reflectida, igualmente,
ao longo da carreira.
This article presents the (in)consistencies in teaching-learning process, or the relation between the methodological orientation of conception and the methodological orientation of educative practice, from Portuguese teachers of mathematics, language and english, i.e., comparative data.
This article presents the (in)consistencies in teaching-learning process, or the relation between the methodological orientation of conception and the methodological orientation of educative practice, from Portuguese teachers of mathematics, language and english, i.e., comparative data.
Description
Keywords
Concepções do processo ensino-aprendizagem Epistemologias Orientações metodológicas Prática educativa Processo ensino-aprendizagem Conceptions Educative practice Epistemologies Methodological orientations Teaching-learning process
Citation
Análise Psicológica, 27(4), 535-552.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada