Publication
Identidade social, auto-estima e resultados escolares
dc.contributor.author | Senos, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2017-07-12T16:58:16Z | |
dc.date.available | 2017-07-12T16:58:16Z | |
dc.date.issued | 1997 | |
dc.description.abstract | A existência de uma associação positiva entre a auto-estima e os resultados escolares, bem como a identificação de estratégias de manutenção da autoestima perante o insucesso escolar, constituem matéria de crescente importância no domínio da psicologia educacional. Neste estudo pretende-se verificar, na linha teórica da identidade social, a mobilização de uma estratégia de protecção da auto-estima perante o insucesso escolar, centrada na dinâmica social do grupo de pares, num escalão etário em que existe uma tendência para uma mais estreita afiliação de pares, enquanto as influências familiares e parentais tendem a diminuir. No quadro deste objectivo, postula-se que os alunos com mais fraco rendimento académico tenderão a formar grupos de pares de rendimento contrastado, exibindo uma auto-estima com valores idênticos aos dos alunos com melhor rendimento académico, piores expectativas e uma atitude negativa face ao trabalho escolar. | pt_PT |
dc.description.abstract | This paper aims to establish the onset of protective strategies of maintenance of Self-Esteem after school failure, following the theoretical approach of social identity, among 6th grade pupils enrolled in a public school. The data analysis conducted within this study shows that pupils with repeated school failure develop social relations among their peers which exhibit the some Self-Esteem values, poorer expectancies and a poorer attitude toward school and school work when comparing with high achievers. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Análise Psicológica, 1(15), 123-137. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5673 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Auto-estima | pt_PT |
dc.subject | Auto-conceito | pt_PT |
dc.subject | Identidade social | pt_PT |
dc.subject | Self-esteem | pt_PT |
dc.subject | Self-concept | pt_PT |
dc.subject | Social identity | pt_PT |
dc.title | Identidade social, auto-estima e resultados escolares | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 137 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 15 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 123 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |