Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A existência de uma associação positiva entre a
auto-estima e os resultados escolares, bem como a
identificação de estratégias de manutenção da autoestima
perante o insucesso escolar, constituem matéria
de crescente importância no domínio da psicologia
educacional.
Neste estudo pretende-se verificar, na linha teórica
da identidade social, a mobilização de uma estratégia
de protecção da auto-estima perante o insucesso escolar,
centrada na dinâmica social do grupo de pares, num
escalão etário em que existe uma tendência para
uma mais estreita afiliação de pares, enquanto as influências
familiares e parentais tendem a diminuir.
No quadro deste objectivo, postula-se que os alunos com mais fraco rendimento académico tenderão a formar
grupos de pares de rendimento contrastado, exibindo
uma auto-estima com valores idênticos aos dos
alunos com melhor rendimento académico, piores expectativas
e uma atitude negativa face ao trabalho escolar.
This paper aims to establish the onset of protective strategies of maintenance of Self-Esteem after school failure, following the theoretical approach of social identity, among 6th grade pupils enrolled in a public school. The data analysis conducted within this study shows that pupils with repeated school failure develop social relations among their peers which exhibit the some Self-Esteem values, poorer expectancies and a poorer attitude toward school and school work when comparing with high achievers.
This paper aims to establish the onset of protective strategies of maintenance of Self-Esteem after school failure, following the theoretical approach of social identity, among 6th grade pupils enrolled in a public school. The data analysis conducted within this study shows that pupils with repeated school failure develop social relations among their peers which exhibit the some Self-Esteem values, poorer expectancies and a poorer attitude toward school and school work when comparing with high achievers.
Description
Keywords
Auto-estima Auto-conceito Identidade social Self-esteem Self-concept Social identity
Citation
Análise Psicológica, 1(15), 123-137.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada