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Relação entre as dimensões do flow disposicional e os afectos positivos e negativos em relação à prática de um instrumento musical, numa amostra de estudantes do ensino básico.

dc.contributor.advisorCarvalho, Cláudia Maria Constante Ferreira de
dc.contributor.authorSantos, Andreia Alexandra Graça dos
dc.date.accessioned2015-07-29T16:56:04Z
dc.date.available2015-07-29T16:56:04Z
dc.date.issued2011
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractO presente estudo tem por base o estudo de Fritz e Avsec (2007), e pretende verificar se o flow, um estado psíquico de gratificação que o indivíduo alcança quando se sente em comunhão com o que está a fazer num dado momento, está associado a afectos positivos e negativos. 43 alunos da Escola Secundária de Palmela, em regime articulado com o Conservatório (15 rapazes e 28 raparigas), completaram a escala de afectos positivos e negativos (PANAS) e a escala de flow disposicional (DFS-2), esta última em dois momentos com um intervalo de 3 semanas. Os resultados confirmam que os afectos positivos se sobrepõem aos afectos negativos, sobressaindo as dimensões “Percepção de Desempenho” e “Sensação de Controlo”. “Concentração” é a dimensão de flow que mais afectos negativos, despoleta. Confirma-se também através da correlação das dimensões de flow nos dois momentos, tendo em conta os valores próximos de 1, que o flow é de facto disposicional. Concluiu-se assim que o flow está ligado a aspectos emocionais positivos e não se altera no tempo.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study is based on the Fritz and Avsec (2007), in which I’m interested to verify if flow, an optimal psychological state of gratitude that one can reach when in communion with what are doing at the time, is associated with positive and negative affects. 43 students from the High School of Palmela linked to the Conservatory (15male and 28 female) completed the Positive Affect Negative Affect Schedule (PANAS) and the Dispositional Flow Scale (DFS -2), this last in two distinct moments 3 weeks apart. Results confirm that positive affects are higher than negative affects, highlighting “Unambiguous Feedback” and “Sense of Control”. “Concentration” it’s the flow dimension that triggers more negative affects. I am also able to confirm by the correlation of flow in the two separate moments, considering the values close to 1, that flow is actually dispositional. Therefore I can conclude that flow is connected to positive emotional aspects and is constant in time.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3897
dc.language.isoporpor
dc.subjectFlowpor
dc.subjectAfectos positivos e negativospor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectFlowpor
dc.subjectPositive and negative affectpor
dc.subjectMusicpor
dc.titleRelação entre as dimensões do flow disposicional e os afectos positivos e negativos em relação à prática de um instrumento musical, numa amostra de estudantes do ensino básico.por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínicapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapor

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