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Representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas
| dc.contributor.author | Guerreiro, Marisa S. A. Rocha | |
| dc.date.accessioned | 2012-03-17T15:56:42Z | |
| dc.date.available | 2012-03-17T15:56:42Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional | por |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objectivo principal estudar a representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas. Assim, propomo-nos verificar se existem diferenças significativas na representação de família entre as crianças que vivem numa família tradicional e as institucionalizadas e também se existem diferenças significativas entre as crianças que vivem em instituições desde os três anos e as que vivem em instituições após contacto familiar (famílias de risco). Procedeu-se a uma revisão da literatura, realizando-se uma abordagem histórica das representações sociais, das suas características, da sua estrutura e das suas funções. Também foram abordados vários temas na área da Família: a sua importância e influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social e os problemas que a ausência familiar pode causar na vida das crianças. Neste estudo exploratório, em termos de metodologia, utilizámos a entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados. Realizámos as entrevistas a trinta e nove crianças: treze crianças que vivem em instituições desde os três anos; treze crianças institucionalizadas após contacto familiar e treze crianças que vivem com a família. Posteriormente, as entrevistas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de existirem algumas diferenças significativas nos temas: definição de família, definição de pai e definição de mãe, de um modo geral, as crianças dos diferentes grupos não diferem de forma muito significativa na sua representação de família. Os grupos em estudo consideram que a família é muito importante e que nesta devem existir laços de afectividade, de união e apoio, apresentando características diferentes ao nível da afectividade, da educação e das condições de vida. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1279 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
| dc.subject | Psicologia educacional | por |
| dc.subject | Família | por |
| dc.subject | Institucionalização | por |
| dc.subject | Representação social | por |
| dc.subject | Desenvolvimento | por |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
| dc.subject | Atitudes parentais | por |
| dc.subject | Educational psychology | por |
| dc.subject | Family | por |
| dc.subject | Institutionalization | por |
| dc.subject | Social representation | por |
| dc.subject | Development | por |
| dc.subject | Child development | por |
| dc.subject | Parental attitudes | por |
| dc.title | Representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
