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Representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas

dc.contributor.authorGuerreiro, Marisa S. A. Rocha
dc.date.accessioned2012-03-17T15:56:42Z
dc.date.available2012-03-17T15:56:42Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacionalpor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objectivo principal estudar a representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas. Assim, propomo-nos verificar se existem diferenças significativas na representação de família entre as crianças que vivem numa família tradicional e as institucionalizadas e também se existem diferenças significativas entre as crianças que vivem em instituições desde os três anos e as que vivem em instituições após contacto familiar (famílias de risco). Procedeu-se a uma revisão da literatura, realizando-se uma abordagem histórica das representações sociais, das suas características, da sua estrutura e das suas funções. Também foram abordados vários temas na área da Família: a sua importância e influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social e os problemas que a ausência familiar pode causar na vida das crianças. Neste estudo exploratório, em termos de metodologia, utilizámos a entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados. Realizámos as entrevistas a trinta e nove crianças: treze crianças que vivem em instituições desde os três anos; treze crianças institucionalizadas após contacto familiar e treze crianças que vivem com a família. Posteriormente, as entrevistas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que apesar de existirem algumas diferenças significativas nos temas: definição de família, definição de pai e definição de mãe, de um modo geral, as crianças dos diferentes grupos não diferem de forma muito significativa na sua representação de família. Os grupos em estudo consideram que a família é muito importante e que nesta devem existir laços de afectividade, de união e apoio, apresentando características diferentes ao nível da afectividade, da educação e das condições de vida.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/1279
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectAtitudes parentaispor
dc.subjectEducational psychologypor
dc.subjectFamilypor
dc.subjectInstitutionalizationpor
dc.subjectSocial representationpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.subjectChild developmentpor
dc.subjectParental attitudespor
dc.titleRepresentação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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