| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 5.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como objectivo principal estudar a representação de família em crianças que vivem em família e em crianças institucionalizadas. Assim, propomo-nos verificar se existem diferenças significativas na representação de família entre as crianças que vivem numa família tradicional e as institucionalizadas e também se existem diferenças significativas entre as crianças que vivem em instituições desde os três anos e as que vivem em instituições após contacto familiar (famílias de risco).
Procedeu-se a uma revisão da literatura, realizando-se uma abordagem histórica das representações sociais, das suas características, da sua estrutura e das suas funções. Também foram abordados vários temas na área da Família: a sua importância e influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social e os problemas que a ausência familiar pode causar na vida das crianças.
Neste estudo exploratório, em termos de metodologia, utilizámos a entrevista semi-estruturada para a recolha dos dados. Realizámos as entrevistas a trinta e nove crianças: treze crianças que vivem em instituições desde os três anos; treze crianças institucionalizadas após contacto familiar e treze crianças que vivem com a família. Posteriormente, as entrevistas foram sujeitas a uma análise de conteúdo.
Concluiu-se que apesar de existirem algumas diferenças significativas nos temas: definição de família, definição de pai e definição de mãe, de um modo geral, as crianças dos diferentes grupos não diferem de forma muito significativa na sua representação de família. Os grupos em estudo consideram que a família é muito importante e que nesta devem existir laços de afectividade, de união e apoio, apresentando características diferentes ao nível da afectividade, da educação e das condições de vida.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Família Institucionalização Representação social Desenvolvimento Desenvolvimento infantil Atitudes parentais Educational psychology Family Institutionalization Social representation Development Child development Parental attitudes
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
