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Transição para a parentalidade: Um estudo sobre experiências psicoemocionais vividas por pais
dc.contributor.author | Pires, Vanessa Maria Rocheta | |
dc.contributor.author | Afonseca, Sofia Marina Nunes | |
dc.contributor.author | Fernandes, Inês Filipa Matos | |
dc.contributor.author | Alves, Andreia Filipa Dias | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Susana Rocio de | |
dc.date.accessioned | 2017-05-22T15:45:43Z | |
dc.date.available | 2017-05-22T15:45:43Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | individual e conjugal, que poderão ser geradoras de stress ou perturbação emocional. Preparar os pais para esta transição e adaptação bem sucedida poderá refletir-se no seu bem-estar. Desta forma, o objetivo do presente estudo visa descrever as experiências psicoemocionais vividas pelos pais no processo de transição para a parentalidade. Participaram 144 sujeitos, dos quais 84 pertencentes ao sexo feminino e 60 ao sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 53 anos. O instrumento utilizado foi elaborado pelas investigadoras e tem como objetivo avaliar a relação conjugal e as experiências psicoemocionais vividas pelos progenitores no processo de transição para a parentalidade. Os resultados permitiram constatar que os pais avaliam a relação com o companheiro de forma bastante positiva e que percecionam o nascimento do filho como um acontecimento que destabilizou a relação; as mães apresentam maior confiança para cuidar do bebé; é o sexo masculino que apresenta sentimentos mais elevados de exclusão e angústia; é a dimensão do ciclo de sono que apresenta maiores alterações comparativamente à vida profissional e social de ambos. São as mães que apresentam resultados mais elevados em aspetos como os conhecimentos sobre a gravidez, parto e pós parto bem como sentem mais alterações a nível da sexualidade.As implicações práticas são discutidas com o intuito de promover adequadamente competências de adaptação na transição para a parentalidade | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1721-1733). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5488 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
dc.subject | Transição | pt_PT |
dc.subject | Emoções | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Alterações | pt_PT |
dc.title | Transição para a parentalidade: Um estudo sobre experiências psicoemocionais vividas por pais | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1733 | pt_PT |
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rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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