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Transição para a parentalidade: Um estudo sobre experiências psicoemocionais vividas por pais

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individual e conjugal, que poderão ser geradoras de stress ou perturbação emocional. Preparar os pais para esta transição e adaptação bem sucedida poderá refletir-se no seu bem-estar. Desta forma, o objetivo do presente estudo visa descrever as experiências psicoemocionais vividas pelos pais no processo de transição para a parentalidade. Participaram 144 sujeitos, dos quais 84 pertencentes ao sexo feminino e 60 ao sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os 53 anos. O instrumento utilizado foi elaborado pelas investigadoras e tem como objetivo avaliar a relação conjugal e as experiências psicoemocionais vividas pelos progenitores no processo de transição para a parentalidade. Os resultados permitiram constatar que os pais avaliam a relação com o companheiro de forma bastante positiva e que percecionam o nascimento do filho como um acontecimento que destabilizou a relação; as mães apresentam maior confiança para cuidar do bebé; é o sexo masculino que apresenta sentimentos mais elevados de exclusão e angústia; é a dimensão do ciclo de sono que apresenta maiores alterações comparativamente à vida profissional e social de ambos. São as mães que apresentam resultados mais elevados em aspetos como os conhecimentos sobre a gravidez, parto e pós parto bem como sentem mais alterações a nível da sexualidade.As implicações práticas são discutidas com o intuito de promover adequadamente competências de adaptação na transição para a parentalidade

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Keywords

Parentalidade Transição Emoções Pais Alterações

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1721-1733). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

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