Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
204.18 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
individual e conjugal, que poderão ser geradoras de stress ou perturbação emocional.
Preparar os pais para esta transição e adaptação bem sucedida poderá refletir-se no seu bem-estar.
Desta forma, o objetivo do presente estudo visa descrever as experiências psicoemocionais vividas
pelos pais no processo de transição para a parentalidade. Participaram 144 sujeitos, dos quais 84
pertencentes ao sexo feminino e 60 ao sexo masculino, com idades compreendidas entre os 21 e os
53 anos. O instrumento utilizado foi elaborado pelas investigadoras e tem como objetivo avaliar a
relação conjugal e as experiências psicoemocionais vividas pelos progenitores no processo de
transição para a parentalidade. Os resultados permitiram constatar que os pais avaliam a relação
com o companheiro de forma bastante positiva e que percecionam o nascimento do filho como um
acontecimento que destabilizou a relação; as mães apresentam maior confiança para cuidar do
bebé; é o sexo masculino que apresenta sentimentos mais elevados de exclusão e angústia; é a
dimensão do ciclo de sono que apresenta maiores alterações comparativamente à vida profissional
e social de ambos. São as mães que apresentam resultados mais elevados em aspetos como os
conhecimentos sobre a gravidez, parto e pós parto bem como sentem mais alterações a nível da
sexualidade.As implicações práticas são discutidas com o intuito de promover adequadamente
competências de adaptação na transição para a parentalidade
Description
Keywords
Parentalidade Transição Emoções Pais Alterações
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1721-1733). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário