Repository logo
 
Publication

Plano individual de trabalho, tempo de estudo autónomo e autonomia na aprendizagem em alunos de uma turma do 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorCasaca, Ana Carolina Mourinha
dc.date.accessioned2023-09-04T17:37:15Z
dc.date.available2023-09-04T17:37:15Z
dc.date.issued2023-07-11
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico,pt_PT
dc.description.abstractEsta investigação foi realizada num colégio privado, num grupo de 18 crianças que se encontram no 4º ano de escolaridade. A professora titular bem como a instituição regem-se pelo Modelo do Movimento da Escola Moderna, onde o desenvolvimento da competência da autonomia está presente em toda a rotina do grupo, nomeadamente nos Tempos de Estudo Autónomo, que são regulados pelo Plano Individual de Trabalho. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma este instrumento de pilotagem associado ao Tempo de Estudo Autónomo estão relacionados com a promoção da autonomia na aprendizagem dos alunos, surgindo duas questões de investigação: Qual o papel Plano Individual de Trabalho e do Tempo de Estudo Autónomo na promoção da autonomia dos alunos no seu processo de aprendizagem? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, sendo que os instrumentos de investigação utilizados a observação naturalista, a observação sistemática com duas grelhas de observação e a realização de entrevistas. Os registos realizados no diário de bordo são também instrumentos que apoiam a recolha de dados para o estudo. Os resultados revelam que o Tempo de Estudo Autónomo associado ao Plano Individual de Trabalho desenvolvem a autonomia na aprendizagem das crianças, existindo por isso vantagens na sua adoção nas práticas pedagógicas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This research was conducted in a private school, in a group of 18 children in the 4th grade. The teacher and the institution are governed by the Modern School Movement Model, where the development of the autonomy competence is present throughout the group's routine, particularly during Self-Study Time, which is regulated by the Individual Work Plan. Thus, the main objective of this study is to understand how this steering instrument associated with Self-Study Time are related to the promotion of students' learning autonomy, thus raising two research questions: What is the role of Individual Work Plan and Self-Study Time in promoting students' autonomy in their learning process? The methodology used was qualitative, and the research instruments used were naturalistic observation, systematic observation with two observation grids and interviews. The records kept in the diary are also instruments that support data collection for the study. The results show that the Self-Study Time associated with the Individual Work Plan develop autonomy in children's learning, and therefore there are advantages in its adoption in teaching practices.pt_PT
dc.identifier.tid203339762pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9250
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subject1.º Ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectMovimento da escola modernapt_PT
dc.subjectPlano individual de trabalhopt_PT
dc.subjectTempo de estudo autónomopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subject1st Cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectModern school movementpt_PT
dc.subjectIndividual work planpt_PT
dc.subjectAutonomous study timept_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.titlePlano individual de trabalho, tempo de estudo autónomo e autonomia na aprendizagem em alunos de uma turma do 1.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
29449.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: