Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Plano individual de trabalho, tempo de estudo autónomo e autonomia na aprendizagem em alunos de uma turma do 1.º CEB

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
29449.pdf1.91 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta investigação foi realizada num colégio privado, num grupo de 18 crianças que se encontram no 4º ano de escolaridade. A professora titular bem como a instituição regem-se pelo Modelo do Movimento da Escola Moderna, onde o desenvolvimento da competência da autonomia está presente em toda a rotina do grupo, nomeadamente nos Tempos de Estudo Autónomo, que são regulados pelo Plano Individual de Trabalho. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender de que forma este instrumento de pilotagem associado ao Tempo de Estudo Autónomo estão relacionados com a promoção da autonomia na aprendizagem dos alunos, surgindo duas questões de investigação: Qual o papel Plano Individual de Trabalho e do Tempo de Estudo Autónomo na promoção da autonomia dos alunos no seu processo de aprendizagem? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, sendo que os instrumentos de investigação utilizados a observação naturalista, a observação sistemática com duas grelhas de observação e a realização de entrevistas. Os registos realizados no diário de bordo são também instrumentos que apoiam a recolha de dados para o estudo. Os resultados revelam que o Tempo de Estudo Autónomo associado ao Plano Individual de Trabalho desenvolvem a autonomia na aprendizagem das crianças, existindo por isso vantagens na sua adoção nas práticas pedagógicas.
ABSTRACT: This research was conducted in a private school, in a group of 18 children in the 4th grade. The teacher and the institution are governed by the Modern School Movement Model, where the development of the autonomy competence is present throughout the group's routine, particularly during Self-Study Time, which is regulated by the Individual Work Plan. Thus, the main objective of this study is to understand how this steering instrument associated with Self-Study Time are related to the promotion of students' learning autonomy, thus raising two research questions: What is the role of Individual Work Plan and Self-Study Time in promoting students' autonomy in their learning process? The methodology used was qualitative, and the research instruments used were naturalistic observation, systematic observation with two observation grids and interviews. The records kept in the diary are also instruments that support data collection for the study. The results show that the Self-Study Time associated with the Individual Work Plan develop autonomy in children's learning, and therefore there are advantages in its adoption in teaching practices.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico,

Keywords

1.º Ciclo do ensino básico Movimento da escola moderna Plano individual de trabalho Tempo de estudo autónomo Autonomia 1st Cycle of basic education Modern school movement Individual work plan Autonomous study time Autonomy

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue