Publication
Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Manuel | |
dc.contributor.author | Martins, José Alexandre | |
dc.contributor.author | Estrada, Assumpta | |
dc.date.accessioned | 2017-05-22T19:48:41Z | |
dc.date.available | 2017-05-22T19:48:41Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | É importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE, cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude, still curious and willing to learn, I hope. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1678-1692). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5498 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Atitudes | pt_PT |
dc.subject | Estatística | pt_PT |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title | Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal. | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 1692 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1678 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |