Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
295.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo caracterizar as
dificuldades e as vivências diárias de mães com filhos portadores de Paralisia Cerebral. Assim,
verificámos como é que as vivências e as dificuldades das mães foram mudando ao longo dos
ciclos de vida dos filhos (e.g. do nascimento à primeira infância, idade escolar, adolescência e
adultez), e se ao longo dos ciclos de vida os apoios que as mães tiveram foram ao encontro das
dificuldades sentidas, compreendendo quais as perceções das mães acerca dos apoios e/ou falta
deles, ao longo dos ciclos de vida dos filhos. Participaram 8 mães de jovens adultos com Paralisia
Cerebral, com filhos com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos. Foi utilizada a
metodologia histórias de vida apoiada em entrevistas semi-estruturadas e longas. De acordo com
os resultados, constatou-se que face ao diagnóstico de deficiência, quer as mães, quer os pais,
experienciam reações emocionais e afetivas negativas. Verificámos também que os filhos com
Paralisia Cerebral exigem mais disponibilidade de tempo por parte das mães, o que as leva a sentir
uma elevada sobrecarga sento também referida uma participação passiva dos pais em relação ao
dia-a-dia dos filhos. Quanto às necessidades sentidas pelas mães ao longo dos ciclos de vida dos
filhos, verificam-se necessidades de informação perante o diagnóstico, de apoio pessoal e de
respostas técnicas por parte dos estabelecimentos de ensino regular. Os resultados apontam ainda
para fortes preocupações relativas ao futuro e à guarda dos jovens. As mães referiram também a
existência de experiências positivas de participação social dos jovens e outras menos positivas de
participação profissional dos mesmos.
Description
Keywords
Vivências Dificuldades Apoios Mães Paralisia cerebral
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1745-1763). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário