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Viver com um filho especial: Estudo descritivo acerca das vivências de mães de jovens adultos com paralisia cerebral
dc.contributor.author | Nunes, Ana Carolina | |
dc.contributor.author | Morgado, José António Marques | |
dc.date.accessioned | 2012-08-03T14:40:58Z | |
dc.date.available | 2012-08-03T14:40:58Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo caracterizar as dificuldades e as vivências diárias de mães com filhos portadores de Paralisia Cerebral. Assim, verificámos como é que as vivências e as dificuldades das mães foram mudando ao longo dos ciclos de vida dos filhos (e.g. do nascimento à primeira infância, idade escolar, adolescência e adultez), e se ao longo dos ciclos de vida os apoios que as mães tiveram foram ao encontro das dificuldades sentidas, compreendendo quais as perceções das mães acerca dos apoios e/ou falta deles, ao longo dos ciclos de vida dos filhos. Participaram 8 mães de jovens adultos com Paralisia Cerebral, com filhos com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos. Foi utilizada a metodologia histórias de vida apoiada em entrevistas semi-estruturadas e longas. De acordo com os resultados, constatou-se que face ao diagnóstico de deficiência, quer as mães, quer os pais, experienciam reações emocionais e afetivas negativas. Verificámos também que os filhos com Paralisia Cerebral exigem mais disponibilidade de tempo por parte das mães, o que as leva a sentir uma elevada sobrecarga sento também referida uma participação passiva dos pais em relação ao dia-a-dia dos filhos. Quanto às necessidades sentidas pelas mães ao longo dos ciclos de vida dos filhos, verificam-se necessidades de informação perante o diagnóstico, de apoio pessoal e de respostas técnicas por parte dos estabelecimentos de ensino regular. Os resultados apontam ainda para fortes preocupações relativas ao futuro e à guarda dos jovens. As mães referiram também a existência de experiências positivas de participação social dos jovens e outras menos positivas de participação profissional dos mesmos. | por |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1745-1763). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/1614 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | por |
dc.subject | Vivências | por |
dc.subject | Dificuldades | por |
dc.subject | Apoios | por |
dc.subject | Mães | por |
dc.subject | Paralisia cerebral | por |
dc.title | Viver com um filho especial: Estudo descritivo acerca das vivências de mães de jovens adultos com paralisia cerebral | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 1763 | por |
oaire.citation.startPage | 1745 | por |
oaire.citation.title | 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática | por |
person.familyName | Morgado | |
person.givenName | José | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6317-4110 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |
relation.isAuthorOfPublication | 88dc2be1-4f94-4108-985e-10f14cd9bfe6 | |
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