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Programa integrado para o autismo (PIPA).

dc.contributor.authorLima, Claudia Bandeira de
dc.contributor.authorTorgal, Fernanda
dc.contributor.authorGouveia, Rosa
dc.date.accessioned2017-05-16T15:42:44Z
dc.date.available2017-05-16T15:42:44Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) Ć© uma Perturbação Global do Desenvolvimento que atinge a maioria das Ć”reas do desenvolvimento normal de uma crianƧa. Ɖ uma doenƧa crónica que exige um acompanhamento ao longo da vida. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a intervenção seja iniciada o mais precoce possĆ­vel, multidisciplinar e de carĆ”cter intensivo. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes criou um Programa Integrado Para o Autismo (PIPA) para intervenção nas PEA. Trata-se de um Programa de carĆ”cter intensivo e multidisciplinar dirigido a crianƧas e a famĆ­lias. Objectivo: Apresentação do Programa PIPA na intervenção do autismo. Metodologia: Trata-se de um Programa de intervenção para o Autismo, multidisciplinar com a participação das seguintes especialidades: Pediatria do Desenvolvimento, Psicologia (ClĆ­nica e Educacional), Terapia da Fala e Psicomotricidade. O PIPA inclui intervenção directa com a crianƧa, a famĆ­lia e a escola. A intervenção directa com a crianƧa Ć© de carĆ”cter estruturado seguindo a metodologia TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children). A intervenção com a FamĆ­lia e Educadores/Professores Ć© feita atravĆ©s da elaboração de um programa em conjunto e da ajuda na estruturação do espaƧo e dos materiais de acordo com a Metodologia TEACCH. Esta colaboração prevĆŖ ainda reuniƵes periódicas e formação para os educadores/professores e pessoal que trabalha com a crianƧa, assim como para toda a famĆ­lia. Os pais sĆ£o aqui considerados como co-terapeutas, pelo que, existem actividades que sĆ£o criadas para os mesmos trabalharem com os seus filhos em casa. Ɖ ainda fornecido apoio psicológico aos pais atravĆ©s de reuniƵes periódicas. Resultados: Após cinco anos de aplicação, os resultados do Programa PIPA tĆŖm sido muito positivos, quer ao nĆ­vel da promoção das competĆŖncias pessoais de cada crianƧa, quer ao nĆ­vel da sua melhor integração familiar, educacional e social. ConclusĆ£o: Os resultados realƧam a eficĆ”cia do Programa PIPA e da terapia de carĆ”cter intensivo na intervenção com crianƧas com autismo e no suporte psicológico Ć s suas famĆ­lias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (pp. 1492-1503). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5457
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superiorpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titlePrograma integrado para o autismo (PIPA).pt_PT
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