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Programa integrado para o autismo (PIPA).
dc.contributor.author | Lima, Claudia Bandeira de | |
dc.contributor.author | Torgal, Fernanda | |
dc.contributor.author | Gouveia, Rosa | |
dc.date.accessioned | 2017-05-16T15:42:44Z | |
dc.date.available | 2017-05-16T15:42:44Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) Ć© uma Perturbação Global do Desenvolvimento que atinge a maioria das Ć”reas do desenvolvimento normal de uma crianƧa. Ć uma doenƧa crónica que exige um acompanhamento ao longo da vida. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a intervenção seja iniciada o mais precoce possĆvel, multidisciplinar e de carĆ”cter intensivo. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes criou um Programa Integrado Para o Autismo (PIPA) para intervenção nas PEA. Trata-se de um Programa de carĆ”cter intensivo e multidisciplinar dirigido a crianƧas e a famĆlias. Objectivo: Apresentação do Programa PIPA na intervenção do autismo. Metodologia: Trata-se de um Programa de intervenção para o Autismo, multidisciplinar com a participação das seguintes especialidades: Pediatria do Desenvolvimento, Psicologia (ClĆnica e Educacional), Terapia da Fala e Psicomotricidade. O PIPA inclui intervenção directa com a crianƧa, a famĆlia e a escola. A intervenção directa com a crianƧa Ć© de carĆ”cter estruturado seguindo a metodologia TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children). A intervenção com a FamĆlia e Educadores/Professores Ć© feita atravĆ©s da elaboração de um programa em conjunto e da ajuda na estruturação do espaƧo e dos materiais de acordo com a Metodologia TEACCH. Esta colaboração prevĆŖ ainda reuniƵes periódicas e formação para os educadores/professores e pessoal que trabalha com a crianƧa, assim como para toda a famĆlia. Os pais sĆ£o aqui considerados como co-terapeutas, pelo que, existem actividades que sĆ£o criadas para os mesmos trabalharem com os seus filhos em casa. Ć ainda fornecido apoio psicológico aos pais atravĆ©s de reuniƵes periódicas. Resultados: Após cinco anos de aplicação, os resultados do Programa PIPA tĆŖm sido muito positivos, quer ao nĆvel da promoção das competĆŖncias pessoais de cada crianƧa, quer ao nĆvel da sua melhor integração familiar, educacional e social. ConclusĆ£o: Os resultados realƧam a eficĆ”cia do Programa PIPA e da terapia de carĆ”cter intensivo na intervenção com crianƧas com autismo e no suporte psicológico Ć s suas famĆlias. | pt_PT |
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dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (pp. 1492-1503). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5457 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Superior | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Programa integrado para o autismo (PIPA). | pt_PT |
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