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Advisor(s)
Abstract(s)
A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma Perturbação Global do
Desenvolvimento que atinge a maioria das Ć”reas do desenvolvimento normal de uma crianƧa. Ć
uma doença crónica que exige um acompanhamento ao longo da vida. A Academia Americana de
Pediatria recomenda que a intervenção seja iniciada o mais precoce possĆvel, multidisciplinar e de
carÔcter intensivo. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes criou um
Programa Integrado Para o Autismo (PIPA) para intervenção nas PEA. Trata-se de um Programa
de carĆ”cter intensivo e multidisciplinar dirigido a crianƧas e a famĆlias.
Objectivo: Apresentação do Programa PIPA na intervenção do autismo.
Metodologia: Trata-se de um Programa de intervenção para o Autismo, multidisciplinar com a
participação das seguintes especialidades: Pediatria do Desenvolvimento, Psicologia (ClĆnica e
Educacional), Terapia da Fala e Psicomotricidade. O PIPA inclui intervenção directa com a
crianƧa, a famĆlia e a escola. A intervenção directa com a crianƧa Ć© de carĆ”cter estruturado
seguindo a metodologia TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related
Communication Handicapped Children). A intervenção com a FamĆlia e Educadores/Professores Ć©
feita através da elaboração de um programa em conjunto e da ajuda na estruturação do espaço e
dos materiais de acordo com a Metodologia TEACCH. Esta colaboração prevê ainda reuniões
periódicas e formação para os educadores/professores e pessoal que trabalha com a criança, assim
como para toda a famĆlia. Os pais sĆ£o aqui considerados como co-terapeutas, pelo que, existem
actividades que são criadas para os mesmos trabalharem com os seus filhos em casa. à ainda
fornecido apoio psicológico aos pais através de reuniões periódicas.
Resultados: Após cinco anos de aplicação, os resultados do Programa PIPA têm sido muito
positivos, quer ao nĆvel da promoção das competĆŖncias pessoais de cada crianƧa, quer ao nĆvel da
sua melhor integração familiar, educacional e social.
Conclusão: Os resultados realçam a eficÔcia do Programa PIPA e da terapia de carÔcter intensivo
na intervenção com crianƧas com autismo e no suporte psicológico Ć s suas famĆlias.
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prÔtica (pp. 1492-1503). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio
Publisher
ISPA - Instituto Superior