Repository logo
 
Publication

C-TONI: Teste de inteligência não verbal aferição de dados normativos para crianças sinalizadas com necessidades educativas especiais (nee) do concelho de Vila de Franca de Xira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSalgueiro, Emílio Eduardo Guerra
dc.contributor.authorAntunes, Andreia Alexandra da Graça
dc.date.accessioned2016-10-29T14:25:26Z
dc.date.available2016-10-29T14:25:26Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo primordial obter valores normativos, para uma população com Necessidades Educativas Especiais (NEE) do Concelho de Vila de Franca de Xira e compará-los com os já aferidos para a população do Concelho de Loures, do Teste Comprehensive Test of Nonverbal Intelligence (CTONI; Hammill, Pearson & Wiederholt, 1996), de acordo com a idade, escolaridade e género. Estudou-se uma amostra de 120 sujeitos (63 do sexo masculino e 57 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos que frequentavam os 4º e 5ºanos do Ensino básico. Não se verificam diferenças significativas no que concerne à idade, escolaridade e género, na nossa amostra. Foi elaborada uma Tabela de valores médios que concilia o desempenho dos sujeitos consoante a idade. Os resultados foram interpretados de acordo com a literatura e foram ainda apresentadas sugestões para futuras investigações com este Teste.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this study was to obtain normative data based on a population with Educational Special Necessities (NEE) of Vila de Franca de Xira and compare them with a previous study of Loures’s population with the Comprehensive Test of Nonverbal Intelligence (CTONI; Hammill, Pearson & Wiederholt, 1996), according to age, education and gender. A sample of 120 subjects was studied (63 male and 57 female), with ages between 9 and 12 years and they were in 4th and 5th grade. Age, education and gender significant differences were not found in our sample. The results were understood according to the literature revised and suggestions for future studies with those tests were made.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5022
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectInteligência não verbalpt_PT
dc.subjectInteligência fluida e cristalizadapt_PT
dc.subjectTestes de inteligênciapt_PT
dc.subjectQ.I.pt_PT
dc.subjectIntelligencept_PT
dc.subjectNon verbal Intelligencept_PT
dc.subjectFluid and crystallized Intelligencept_PT
dc.subjectIntelligence testspt_PT
dc.subjectI.Q.pt_PT
dc.titleC-TONI: Teste de inteligência não verbal aferição de dados normativos para crianças sinalizadas com necessidades educativas especiais (nee) do concelho de Vila de Franca de Xirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
9784.pdf
Size:
973.7 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: