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Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escrita
Publication . Gaiolas, Mónica Isabel Sampaio; Martins, Margarida Alves
Resumo: Esta investigação teve como objetivo estudar a relação entre conhecimento metalinguístico (consciência fonológica, morfológica e sintática) e desempenho em leitura e escrita no final do 2º ano de escolaridade. Participaram neste estudo 28 crianças de língua portuguesa seguidas do início do primeiro ano ao final do segundo ano de escolaridade, selecionadas de uma amostra inicial de 83 crianças. As mesmas foram avaliadas no início de cada ano letivo (provas de consciências fonológica, morfológica e sintática) e no final de cada ano letivo (provas de leitura e escrita de palavras). Foram constituídos 2 grupos de crianças: (i) bons desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=13) (ii) maus desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=15). Os resultados demonstraram que quando controladas o desenvolvimento cognitivo, a memória verbal e as habilitações da mãe, o grupo de bons leitores/escritores obteve resultados mais elevados nas provas de consciência fonológica, morfológica e sintática, medidas no início do primeiro e no início do segundo ano, relativamente ao grupo dos maus leitores/escritores, sendo essas diferenças estatisticamente significativas. Os resultados mostram a importância do desenvolvimento metalinguístico na aprendizagem da leitura e da escrita, chamando a atenção para a necessidade de trabalhar de forma mais explícita as consciências fonológica, morfológica e sintática no início da escolarização.
Estudo longitudinal do desempenho em leitura e perfis cognitivo-linguísticos de bons e maus leitores
Publication . Martins, Margarida Alves; Edlia Simões
Tivemos como objectivo analisar a evolução do desempenho em leitura de bons e maus leitores do 1º ciclo e avaliar os seus perfis cognitivo-linguísticos. Participaram 60 crianças de 5 escolas da região de Lisboa. No final do 1º ano selecionámos 15 bons leitores e 15 maus leitores que reavaliamos no final do 2º ano. No final do 3º ano selecionámos 14 bons leitores e 16 maus leitores que reavaliámos no final do 4º ano. Usámos testes de leitura oral de palavras e testes de compreensão. Avaliámos a capacidade intelectual não-verbal, a memória verbal a curto-prazo, a capacidade de nomeação rápida, o vocabulário e as capacidades fonológicas dos participantes. Os resultados da leitura oral de palavras mostraram que os maus leitores atingem no final do 2º ano resultados equivalentes aos que os bons leitores tinham atingido no final do 1º ano. Quanto à evolução do 3º para o 4º ano os maus leitores, apesar de progredirem não atingem no final do 4º ano valores equivalentes aos que os bons leitores tinham no final do 3º ano. O mesmo se verifica para a compreensão leitora. Na compa - ração de perfis cognitivo-linguísticos verificámos diferenças significativas entre bons e maus leitores, apresentando os maus leitores competência inferior em todas as competências avaliadas excepto na capacidade intelectual não-verbal.
Fostering teachers’ resilience and well-being through professional learning: effects from a training programme
Publication . Fernandes, Luísa; Peixoto, Francisco José Brito; Gouveia, Maria João; Silva, José Maria Castro; Wosnitza, Marold
Resilience can be fostered amongst teachers in order to sustain their well-being and commitment to quality education. This study examined the effects of a training programme focused on resilience and well-being, targeting in-service Portuguese teachers. This paper reports a study using a quasi-experimental design involving 59 teachers (35 in two experimental groups and 24 in a control group). The effects of the professional learning programme were assessed using the following measures: motivation, global resilience, commitment to the profession, self-efficacy, school support, positive and negative experiences, work well-being, and work meaning. The experimental group participated in an 18-hour professional learning programme. Results showed the effects of the professional learning programme over all the variables, with the exception of Teacher Commitment to the Profession and School Support. These findings contribute to the growing body of research conceptualising teacher resilience as a multidimensional construct and have implications for teacher professional learning programmes.
Escala de Satisfação no Domínio Académico em Universitários Portugueses
Publication . Almeida, Leandro; Taveira, Maria do Céu; Peixoto, Francisco José Brito; Silva, José; Gouveia, Maria João
Students’ satisfaction has been valued as an indicator of the quality of higher education institutions, and as a relevant variable in explaining their involvement, learning and persistence. Satisfaction, associated to the diverse contexts of students' academic experience, is understood as a construct of students’ evaluation of the institution, academic climate, course and interpersonal relationships. Based on a sample of students from two Portuguese Higher Education institutions, one public and another private, we analyze the validity evidence of the Academic Domain Satisfaction Scale. The results of a confirmatory factorial analysis suggest the one-dimensional nature of the scale. On the other hand, adequate levels of internal consistency of its items, as well as significant correlations between the result in the scale and indicators of the students' affective disposition, academic performance and dropout intentions, point towards the validity of the measure.
‘Positive Education’: A Professional Learning Programme to Foster Teachers’ Resilience andWell-Being
Publication . Fernandes, Luísa; Gouveia, Maria João; Silva, José Castro; Peixoto, Francisco
Professional learning can make a significant contribution to teachers’ resilience and well-being. This chapter reports the implementation of a professional learning programme focused on resilience and well-being, targeting 35 inservice Portuguese teachers, mostlyworking in middle and secondary education. The ‘Positive Education’ programme was adapted from the European project ENTREE (ENhancing Teachers REsilience in Europe) and encompasses six training modules: 1—Resilience; 2—Building Relationships; 3—Emotional Well-Being; 4—Stress Management; 5—Effective Teaching; 6—Classroom Management, and an additional module named ‘Education forWell-Being’. The concepts and topics for each module will be discussed, along with the design and implementation of the strategies followed to promote a positive, collaborative and reflexive environment (e.g. wellness activities, stress relief and work–life balance). This chapter also describes the main effects of the training programme on participants, gathered through interviews at the end of the training sessions.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

5876

Funding Award Number

UID/CED/04853/2013

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