Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
205.94 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Tivemos como objectivo analisar a evolução do desempenho em leitura
de bons e maus leitores do 1º ciclo e avaliar os seus perfis cognitivo-linguísticos.
Participaram 60 crianças de 5 escolas da região de Lisboa. No final do 1º ano
selecionámos 15 bons leitores e 15 maus leitores que reavaliamos no final do 2º
ano. No final do 3º ano selecionámos 14 bons leitores e 16 maus leitores que
reavaliámos no final do 4º ano. Usámos testes de leitura oral de palavras e testes
de compreensão. Avaliámos a capacidade intelectual não-verbal, a memória
verbal a curto-prazo, a capacidade de nomeação rápida, o vocabulário e as
capacidades fonológicas dos participantes. Os resultados da leitura oral de
palavras mostraram que os maus leitores atingem no final do 2º ano resultados
equivalentes aos que os bons leitores tinham atingido no final do 1º ano. Quanto
à evolução do 3º para o 4º ano os maus leitores, apesar de progredirem não
atingem no final do 4º ano valores equivalentes aos que os bons leitores tinham
no final do 3º ano. O mesmo se verifica para a compreensão leitora. Na compa -
ração de perfis cognitivo-linguísticos verificámos diferenças significativas entre
bons e maus leitores, apresentando os maus leitores competência inferior em
todas as competências avaliadas excepto na capacidade intelectual não-verbal.
Description
Keywords
Bons leitores Maus leitores Competências cognitivo-linguísticas
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (187-202). Lisboa: Edições ISPA.