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- Atribuições, estilos e práticas no cuidado de crianças em creches mexicanasPublication . Salinas-Quiroz, Fernando; Andrade, Abraham; Hernández, Esperanza; Velázquez, Rubén; Coelho, Leandra MarquesResumo: Os estudos sobre os Centros de Educação Infantil (CEI) indicam que não existem associações consistentes entre a qualidade do CEI e o nível educativo do Cuidador Secundário Professional (CSP) pressupondo que o nível, por si só, pouco contribui para a efetividade do CSP nos CEI. No entanto, as interpretações do CSP sobre a intencionalidade do comportamento das crianças parecem determinar o tipo de práticas educativas utilizadas na resposta às necessidades das crianças. O presente estudo tem como objetivo analisar as associações entre as atribuições dos CSP sobre a intencionalidade do comportamento da criança e os estilos e práticas de educação. 34 CSP participaram no estudo. Os instrumentos utilizados foram versões adaptadas da Escala de Atribuições Maternas e da Escala de Comportamentos para Mães e Pais com Crianças Pequenas. Os resultados indicaram correlações entre os estilos de educação e as atribuições negativas, assim como entre as práticas de educação e as atribuições positivas demonstrando a importância dos fatores psicológicos dos CSP no cuidado de qualidade às crianças. Os promotores de políticas públicas podem criar mecanismos de seleção/promoção de pessoal que privilegiem fatores não académicos, gerando continuidade no cuidado prestado às crianças.
- Verdadeiro ou Falso? A ambiguidade de uma lista de frases permite o estudo de processos de atribuição de verdadePublication . Garcia-Marques, Teresa; Silva, Rita Rocha da; Mello, Joana José deResumo: Neste artigo apresentamos os dados de dois pré-testes do grau de “verdade percebida” de afirmações sobre diferentes tópicos. O objectivo destes pré-testes salienta a necessidade de encontrar afirmações consideradas ambíguas no seu grau de veracidade e a sua relevância para a investigação de enviesamentos de percepção de verdade. As afirmações foram pré-testadas junto de amostras da população Portuguesa aplicando dois critérios diferentes. No primeiro pré-teste um conjunto de afirmações verdadeiras foi avaliada numa escala de probabilidade de veracidade. Estas avaliações foram contrastadas com as avaliações das versões falsas das mesmas afirmações (por alteração de um pequeno detalhe). Neste pré-teste, ambiguidade foi definida por ambas as versões da mesma frase serem consideradas igualmente verdadeiras/falsas. No segundo pré-teste, as afirmações foram avaliadas dicotomicamente como verdadeiras ou falsas e apenas na sua versão verdadeira ou falsa. Aqui, a ambiguidade foi definida por uma igual proporção de participantes que consideraram uma frase “verdadeira” e aqueles que a consideraram “falsa”. Algumas das afirmações ambíguas foram testadas relativamente ao grau de “divertimento” que promovem, permitindo o controlo de efeitos afectivos nos seus julgamentos.
- Emoções face à matemática e progressão na escolaridade : estudo longitudinal com alunos do 5º e 7º anos de escolaridadePublication . Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Peixoto, Francisco; Monteiro, Vera; Sanches, CristinaResumo: À medida que os alunos progridem na escolaridade enfrentam novos desafios que poderão ter influência nas emoções vivenciadas em contexto educativo. Para uma melhor compreensão desta problemática desenvolvemos um estudo longitudinal com o objetivo de estudar as emoções de alunos do 5º e 7º anos, face às aulas e testes de matemática, com a sua progressão na escolaridade. Em paralelo analisámos se o género e o desempenho a matemática introduziam alguma especificidade nas emoções vivenciadas. Participaram neste estudo 1266 alunos, que foram seguidos durante 3 anos e que no ano do início da recolha de dados 674 (53.2%) estavam no 5º ano e 592 (46.8%) no 7º ano de escolaridade. Os alunos responderam, uma vez por ano, a um questionário sobre as emoções que sentiam nas aulas e testes de matemática (aborrecimento, desânimo, zanga, ansiedade, prazer, orgulho, alívio). Os resultados apontam para um decréscimo global das emoções positivas e um aumento das emoções negativas. Contudo, mostram também que a ansiedade, a zanga e o alívio evidenciam um padrão diferente comparativamente às outras emoções com as mesmas valências. O desempenho e o grupo (5º/7º) também mostraram ser variáveis importantes para a compreensão das emoções com a progressão na escolaridade.
- Mindfulness e Psychological Mindedness enquanto posturas terapêuticas : relação com o processo de mudança em psicoterapiaPublication . Coimbra, Dora Alice; Vasco, António BrancoResumo: A influência das características do psicoterapeuta, no processo e nos resultados da intervenção psicoterapêutica, tem sido amplamente reconhecida, independentemente do modelo teórico. Assumindo-se o interesse no estudo das competências terapêuticas não “técnicas”, necessárias para a prática clínica, reflecte-se sobre os constructos mindfulness e psychological mindedness, enquanto características relativamente estáveis da consciência da experiência e do self do psicoterapeuta, que podem manifestar-se como posturas terapêuticas distintas. Acreditamos que os terapeutas mais mindful e/ou psychologically minded, oscilando responsivamente entre as duas posturas terapêuticas, poderão verificar nos seus pacientes, uma maior capacidade estrutural, associada a um aumento da consciência da experiência e do self, obtido através da assimilação de objectivos estratégicos específicos de fase 2, do Metamodelo de Complementaridade Paradigmática (Vasco, 2006). É apontada a relevância clínica de se considerar a mindfulness e a psychological mindedness como posturas terapêuticas complementares, salientando-se a necessidade de se encontrar uma definição operacional dos constructos.
- Mathematics: I don’t like it! I like it! Very much, a little, not at all... Social support and emotions in students from 2nd and 3rd cycles of educationPublication . Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Sanches, CristinaAbstract: This research analyses achievement emotions and their relationship to perceived classroom support (teacher and peers) as well as the effects of grade, achievement and gender on emotions in a specific subject domain: mathematics. The participants were 1.494 Portuguese students from the sixth and eighth grades who were asked about their perceptions of teacher and peer support and their achievement emotions towards mathematics (Boredom, Hopelessness, Anger, Anxiety, Enjoyment, Pride and Relief) in two different settings (classroom and test). Results provide empirical evidence that student perceptions of classroom support were positively related to positive activating emotions and negatively related to negative emotions. Furthermore students with higher mathematics grades were found to have higher scores in positive emotions and lower scores in negative emotions in both classroom and test situations. A decrease in positive emotions and an increase of negative emotions in older students were also found. In regard to gender the analysis highlighted that positive class emotions were not significantly different, and show a significant effect on Anxiety with girls achieving higher scores than boys. In the test situation gender had a significant effect on Hopelessness, Anxiety and Relief, with girls showing higher scores than boys. For positive test emotions boys reported more Enjoyment and Pride than girls.
- Portuguese juvenile delinquents : an exploratory study from a sample of institutionalized young offendersPublication . Morgado, Alice Murteira; Dias, Maria da Luz ValeAbstract: Severe antisocial behaviour in adolescence is a matter of concern in every society, especially when it translates in juvenile delinquency that persists through adulthood. In this study, we asked a sample of 121 institutionalized male juvenile offenders (between 14 and 20 years old) to fill several self-report measures to understand young delinquents and their social and academic conditions, behaviour, and individual dispositions. Results reveal peculiarities on academic achievement, socioeconomic status and family size. Analysis confirmed the role of personality, self-concept, self-control and family environment on antisocial scores, especially psychoticism, neuroticism, social conformity, and family environment. Different behavioural subtypes reflect differences in psychoticism, antisocial behaviour and family environment. However, there were no correlations between antisocial tendency and age, school year or family size. Our paper contributes to existing knowledge that supports intervention approaches, stressing that, unlike age, school year or family size, different types of behaviour may require differentiated interventions.
- Validação de um instrumento de avaliação dos fatores promotores da motivação para o trabalho : um estudo cm profissionais de saúde oncológica portuguesesPublication . Dias, Diana; Leite, Ângela; Ramires, Ana C.; Bicho, PaulaResumo: No âmbito da prestação de serviços de saúde, especialmente em contexto oncológico, o estudo da motivação torna-se relevante. Partindo do instrumento de avaliação da motivação para o trabalho desenvolvido por Paleologou, Kontodimopoulos, Stamoli, Aletras e Niakas (2006), este estudo pretende avaliar a qualidade psicométrica da sua versão portuguesa, a estrutura fatorial, confiabilidade e validade numa amostra de profissionais de saúde de um hospital oncológico português. Foram realizados os procedimentos de análise fatorial exploratória, através do método de componentes principais, e de análise fatorial confirmatória, através do método de estimação de máxima verosimilhança. Os resultados apontam para um modelo com três fatores e 13 itens, diferentemente dos autores, cuja estrutura é composta por quatro fatores e 19 itens. Tendo em conta o caráter confirmatório desta investigação, antecipamos que constitua um estímulo para o desenvolvimento de novos estudos sobre a motivação para o trabalho, em particular, dos profissionais de saúde e sobretudo em contexto oncológico.
- Impacto da regulação de emoções no trabalho sobre as dimensões de Burnout em psicólogos : o papel moderador da autoeficáciaPublication . Rodriguez, Sandra Yvone Spiendler; Carlotto, Mary Sandra; Câmara, Sheila GonçalvesResumo: O presente estudo tem como objectivo avaliar se a regulação emocional prediz as dimensões de burnout e se a autoeficácia funciona como variável mediadora na relação entre a regulação de emoções e as dimensões de Burnout numa amostra de 518 psicólogos. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa o Questionário para Avaliação da Síndrome de Burnout, a Escala Geral de Autoeficácia e a Subescala de regulação de emoções da Escala de Emoções no Trabalho. Os resultados, obtidos por meio da análise de regressão linear hierárquica, confirmaram as hipóteses de que a regulação emocional prediz as dimensões de Burnout e que a autoeficácia funciona como mediadora entre a regulação de emoções e as dimensões de Burnout. O resultado aponta para a importância de intervenções que contemplem o desenvolvimento da autoeficácia em psicólogos como medida de prevenção ou reabilitação da Síndrome de Burnout.
- Conhecimento metalinguístico e aprendizagem da leitura e da escritaPublication . Gaiolas, Mónica Isabel Sampaio; Martins, Margarida AlvesResumo: Esta investigação teve como objetivo estudar a relação entre conhecimento metalinguístico (consciência fonológica, morfológica e sintática) e desempenho em leitura e escrita no final do 2º ano de escolaridade. Participaram neste estudo 28 crianças de língua portuguesa seguidas do início do primeiro ano ao final do segundo ano de escolaridade, selecionadas de uma amostra inicial de 83 crianças. As mesmas foram avaliadas no início de cada ano letivo (provas de consciências fonológica, morfológica e sintática) e no final de cada ano letivo (provas de leitura e escrita de palavras). Foram constituídos 2 grupos de crianças: (i) bons desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=13) (ii) maus desempenhos em leitura e escrita de palavras no final do 2º ano de escolaridade (N=15). Os resultados demonstraram que quando controladas o desenvolvimento cognitivo, a memória verbal e as habilitações da mãe, o grupo de bons leitores/escritores obteve resultados mais elevados nas provas de consciência fonológica, morfológica e sintática, medidas no início do primeiro e no início do segundo ano, relativamente ao grupo dos maus leitores/escritores, sendo essas diferenças estatisticamente significativas. Os resultados mostram a importância do desenvolvimento metalinguístico na aprendizagem da leitura e da escrita, chamando a atenção para a necessidade de trabalhar de forma mais explícita as consciências fonológica, morfológica e sintática no início da escolarização.
- Avaliação breve da psicossintomatologia : análise fatorial confirmatória da versão portuguesa do Brief Symptom Inventory 18 (BSI 18)Publication . Nazaré, Bárbara; Pereira, Marco; Canavarro, Maria CristinaResumo: O Brief Symptom Inventory 18 (BSI 18), originalmente desenvolvido por Derogatis em 2001, constitui um instrumento de rastreio do distress psicológico aplicável a populações comunitárias e clínicas. Os respondentes devem avaliar a intensidade (de 0 – Nada a 4 – Extremamente) com que, nos últimos sete dias, experienciaram dezoito manifestações de psicossintomatologia. Este trabalho pretendeu avaliar o comportamento psicométrico da versão portuguesa do BSI 18, procedendo ao estudo da sua estrutura fatorial, validade e fidelidade. A amostra incluiu dois grupos: comunitário, composto por 184 adultos da população geral; e clínico, composto por 141 adultos com diagnósticos psiquiátricos atualmente a receber acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico. Os participantes responderam a quatro questionários: BSI 18, Inventário Depressivo de Beck, Escala de Autoavaliação de Ansiedade de Zung e Brief COPE. Setenta e seis participantes voltaram a responder ao BSI 18 cerca de quatro semanas após a primeira avaliação. Através de análises fatoriais confirmatórias, foram testados diversos modelos apresentados na literatura. Foi adotado um modelo de primeira ordem de três dimensões: Somatização (manifestações dos sistemas regulados automaticamente, como o gastroin testinal e o cardiovascular), Depressão (sintomas nucleares das perturbações depressivas, como humor disfórico, anedonia, desesperança e ideação suicida) e Ansiedade (sintomas indicativos de estados de pânico, como nervosismo, tensão, agitação motora e apreensão). O BSI 18 apresentou bons níveis de validade (construto, convergente, discriminante e de critério com base na diferenciação de grupos) e de fidelidade (consistência interna e consistência temporal). Assim, constitui um instrumento passível de ser utilizado em contexto clínico e de investigação.