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  • Parcerias e coligações comunitárias: Potencialidades e desafios na criação de respostas articuladas
    Publication . Moniz, Maria João Vargas; Morgado, José António Marques
    O artigo procura proporcionar uma panorâmica global sobre o enquadramento conceptual de parcerias e coligações comunitárias e como estas envolvem os esforços de colaboração entre indivíduos, grupos, organizações ou mesmo comunidades constituindo-se como veículos privilegiados para a activação de recursos locais e para a resolução de problemas que uma organização, serviço ou um grupo autonomamente não tem capacidade para resolver ou ultrapassar. Procura também enquadrar o papel das parcerias enquanto elemento crucial do desenvolvimento comunitário e finalmente abordar a investigação e avaliação nesta área, abrangendo estudos com um vasto número de parcerias e estudos de caso documentando histórias e como se tem criado um corpo consistente de evidência científica em torno das dimensões ou factores relevantes na implementação de esforços de colaboração com sucesso, que envolvem o clima social, a estrutura, o envolvimento dos membros e os resultados concretos alcançados em termos de mudança social. ABSTRACT The paper presents a panorama on the conceptual Framework of partnerships and coalitions in community contexts and how these involve collaborative efforts among individuals, groups, organizations and communities. Coalitions are seen privileged devices to activate local resources and problem solving that a single organization, service or group cannot autonomously solve or overcome. It is also an aim of this paper to present the role of coalitions within the crucial elements of community development. Finally, there is an overview on the current research and evaluation in the field, and how there is an increasing body of scientific evidence concerning the several dimensions and factors relevant for the successful collaborative efforts implementation, involving issues such as social climate, structure, member involvement, and social change achievements.
  • Atitudes de pais e professores perante a inclusão
    Publication . Pinto, Nuno; Morgado, José António Marques
    A inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), tem vindo a ganhar particular relevância nas escolas. Assim, torna-se fundamental compreender as atitudes dos pais e professores perante a inclusão, sendo este o principal objectivo deste estudo de carácter qualitativo. Para o efeito foram realizadas entrevistas livres constituídas por uma questão aberta, a 64 participantes, dos quais 34 professores e 30 pais, neste último grupo, 15 apresentavam contacto com inclusão e outros 15 não apresentavam contacto com inclusão. Os dados obtidos foram sujeitos a análise e tratamento com base no método de análise de conteúdo de Bardin e ainda a um processo de análise estatística com recurso ao SPSS. Os participantes, no geral, demonstraram atitudes positivas perante a inclusão enumerando vantagens tanto para as crianças com NEE, como para as crianças sem NEE, principalmente ao nível da aceitação social. Mencionaram também que as principais dificuldades se verificam essencialmente em duas áreas: por parte das escolas, mais especificamente ao nível da escassez de recursos humanos; e ainda por parte dos professores, sobretudo no que diz respeito a questões relacionadas com a gestão de sala de aula, referindo ainda a falta de formação dos professores para lidarem com crianças com NEE, como uma das dificuldades mais sentidas.
  • A participação dos alunos com PEA nas actividades da escola regular
    Publication . Matos, Inês Teixeira de; Morgado, José António Marques
    Este estudo, incluído num estudo mais abrangente, aborda a participação dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na escola regular. Caracterizou-se a participação destes alunos através de um questionário realizado aos seus colegas de turma do ensino regular, um questionário ao professor da turma/director de turma e uma entrevista realizada a quatro assistentes operacionais. Pretendeu-se também compreender a associação entre a qualidade da participação e a idade dos alunos, hipotetizando-se uma associação negativa. Os resultados permitiram perceber que existe uma percepção positiva face aos alunos com PEA e seu comportamento, comportamentos pouco frequentes de interaccção com os mesmos, sentimentos positivos relativamente à sua presença na escola e na sala de aula e uma aceitação positiva dos mesmos no grupo de pares dos alunos com desenvolvimento normal, resultados maioritariamente concordantes entre as diferentes fontes de informação. Verificou-se uma associação negativa entre a qualidade da participação e a idade.