Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
200.12 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo, incluído num estudo mais abrangente, aborda a
participação dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) na
escola regular. Caracterizou-se a participação destes alunos através de um
questionário realizado aos seus colegas de turma do ensino regular, um
questionário ao professor da turma/director de turma e uma entrevista realizada
a quatro assistentes operacionais. Pretendeu-se também compreender a
associação entre a qualidade da participação e a idade dos alunos,
hipotetizando-se uma associação negativa.
Os resultados permitiram perceber que existe uma percepção positiva face aos
alunos com PEA e seu comportamento, comportamentos pouco frequentes de
interaccção com os mesmos, sentimentos positivos relativamente à sua presença
na escola e na sala de aula e uma aceitação positiva dos mesmos no grupo de
pares dos alunos com desenvolvimento normal, resultados maioritariamente
concordantes entre as diferentes fontes de informação. Verificou-se uma
associação negativa entre a qualidade da participação e a idade.
Description
Keywords
Inclusão Perturbação do espectro do autismo Participação
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (290-303). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário