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  • A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
    Publication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria Emília
    No presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
  • O pensar: Suas (im)possibilidades em sujeitos com fibrose quística, através do Rorschach
    Publication . Pinheiro, Catarina Bray; Marques, Maria Emília
    A partir de conceitos como o pensar e a simbolização, as autoras propõem conceptualizar a relação corpo-mente numa doença particular, a Fibrose Quística. Recorrem e aprofundam a prova Rorschach, enquanto instrumento privilegiado de acesso à qualidade dos processos de pensamento e de simbolização em quatro adolescentes com a referida doença. ABSTRACT The authors propose to conceptualize the mind-body relationship in a particular illness, cystic fibrosis, resorting to concepts such as thought and symbolization. They turn to, and thoroughly examine the Rorschach, as a privileged instrument that has access to the quality of the thought and symbolization processes in four adolescents with the said illness.
  • Crescer por dentro – A barreira de contacto no processo adolescente através do Rorschach
    Publication . Soares, Ana Sofia; Marques, Maria Emília
    Propusemo-nos estudar a especificidade das barreiras de contacto estabelecidas e recriadas na adolescência, considerando-as a chave-mestra para todo o desenvolvimento e crescimento saudável. Explorámos as suas manifestações, características e funcionalidades tendo em conta que não existe uma adolescência, mas adolescências no plural, englobando este processo um período temporal bastante longo. Partindo da fase final da puberdade como linha orientadora do estado inicial das barreiras, propusemonos observar e descrever as alterações induzidas pelo processo adolescente, adoptando uma perspectiva essencialmente desenvolvimentista, enquadrando a complexificação das barreiras de contacto no crescimento psíquico do jovem. Para aceder a este objectivo descrevemos as suas manifestações no Rorschach, tendo sido criados procedimentos de análise específicos. ABSTRACT The authors intended to study the specificities of the contact barrier established and recreated in adolescence as a central issue in all development and in healthy grow. It was explored all its manifestations, characteristics and functions taking into account that there is no single adolescence, but several ones, involving an extended period of time. The authors proposed to observe and describe all modifications inducted by the process of adolescence, starting from the final phase of puberty. It was adopted a developmental perspective, and the complexity of the context barriers was framed in psychic grow of the adolescent. In order to attain this aim, it manifestations in Rorschach were described and created specific procedures of analysis.
  • Avaliação psicológica do adolescente e do risco
    Publication . Marques, Maria Emília
    A partir de uma conceptualização específica sobre a adolescência e o risco, a autora propõe alguns parâmetros específicos para a avaliação psicológica. Considerada a adolescência como um período do desenvolvimento no decurso do qual surge o risco-transgressão como uma expressão fundamental, os parâmetros propostos em matéria de avaliação psicológica são estabelecidos em função da apreciação que deve ser feita das vicissitudes do processo adolescente, tomadas nas suas diversas expressões: inter e intra-psíquicos; relacionais; de (re)criação e transformação; de simbolização.