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  • 2º Congresso ibérico de psicologia clínica e da saúde: Livro de actas
    Publication . Cláudio, Victor; Martins, Cristina; Marques, Maria Emília; Sá, Maria Teresa; Alcobia, Maria Manuela Gonçalves; Silva, Nélia Ribeiro da; Sousa, Paula R.
    Com o I Congresso Ibérico de Psicologia Clinica, da Saúde e do Desporto (Sevilha, 2013) começámos a desenhar um lugar ao Sul, onde os Psicólogos Ibéricos partilharam e cruzaram pensamentos, investigações, práticas, linguagens, questionamentos, respostas. Animados pelos bons ventos dessa primeira viagem, em que confirmámos que nas semelhanças e nas diferenças se abre um vasto e fértil campo a cultivar, agendámos a nossa próxima paragem para Lisboa, em Março de 2017. Algo de novo nos interpela hoje na Psicologia Clínica e da Saúde, algo que queiramos trazer para este Encontro? É difícil a escolha. Concluímos que são numerosos os temas, as questões, os desafios que o tempo que vivemos coloca à teoria psicológica, à clínica, às instituições e a cada um de nós. Se o questionamento, a procura de sentido (s) para os pedidos que nos chegam e a busca do lugar conveniente para o encontro com o Outro é a essência do nosso trabalho quotidiano, sentimos que vivemos um particular tempo de incerteza (s) que contem em si tanto de inquietação quanto de possibilidades de abertura. E vimo-nos uma vez mais com Saramago numa Jangada de Pedra “(…) uma grande Ilha flutuante, movendo-se sem remos, nem velas, nem hélice, em direção ao sul do mundo, massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques, fábricas, matos bravios, campos cultivados, com a sua gente e os seus animais, a caminho de uma utopia nova” . Designámos pois o II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde “o tempo de todas as incertezas/el tiempo de todas las incertidumbres”, convite para que continuemos a fazer esta arriscada e estimulante viagem em comum.
  • A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
    Publication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria Emília
    No presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
  • The creation of meaning during pregnancy
    Publication . Rosado, Filipa Bouhon Valente Rosa Falcão Borges; Marques, Maria Emília
    In this paper, we share some initial findings from PhD research on the psychic processes of pregnancy. Our aim is to make visible the invisible work of the pregnant woman’s mind. As Tyler and Baraitser (2013) note, ‘the 1960s marked the rise of foetal celebrity, and the 1990s witnessed the breaking of a taboo on the visibility of the pregnant body’ (p. 7). But as these authors also note, ‘today pregnancy is a disciplinary ‘body project’ which women are instructed to covet and enjoy’ (p. 7). This, we believe, may be another way of rendering the subjective experience of pregnancy invisible, as it is an instruction that women are supposed to comply with. An instruction that silences the extreme, conflicting and confusing emotions that, beneath the skin, on the dark side of the womb (Raphael-Leff, 2015), pregnancy also is. We then hope to illuminate that invisible and always subjective experience, by exploring some aspects of a narrative from a woman we have called ‘Petra,’ a pregnant woman interviewed as a participant in our study.
  • O conflito estético na adolescência
    Publication . Gavancha, Susana; Marques, Maria Emília
    O presente artigo tem como objecto o Conflito Estético de Meltzer, percebido como paradigma do desenvolvimento nos processos transformacionais que surgem na puberdade e na adolescência. O instrumento utilizado é o método Processo-Resposta Rorschach, cuja forma de análise foi alargada por intermédio da criação de novos elementos de análise e procedimentos para aceder ao Conflito Estético através da análise dos elementos que lhe subjazem: os vínculos K, L e H, as posições esquizoparanoide e depressiva e o continente- -conteúdo. ABSTRACT This paper will use the Aesthetic Conflict by Donald Meltzer, perceived has a paradigm of transformational process development that surfaces in puberty and adolescence. The instrument used is the Rorschach Response-Process Method, whose analysis was broadened through the creation of new elements of analysis and procedures to access the Aesthetical Conflict through the analysis of its elements: K, L and H links, the paranoid-schizoid and depressive positions and container-contained.