CIE-ISPA – Dissertações de mestrado
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- A organização do ambiente educativo como promotora da motivação no processo de aprendizagem dos alunosPublication . Silva, Mariana Marques; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA presente investigação surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surgiu no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Esta assenta num estudo sobre a motivação em educação e procura evidenciar a sua importância face ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com uma turma mista, constituída por 20 alunos com idade compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Atualmente, é reconhecida a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a terem um desempenho académico melhor. Assim, o principal objetivo deste relatório foi compreender de que forma é que o ambiente educativo promove a motivação dos alunos no seu processo de ensino e aprendizagem. Na primeira fase de observação foi possível observar que a professora titular utilizava estratégias para promover a motivação dos alunos, assim a motivação era um fator que estava bastante presente na aprendizagem dos alunos. Nesta investigação, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa e as técnicas de investigação utilizadas para recolha de dados foram a observação, entrevistas e análise documental. No que se refere aos instrumentos recorreu-se às notas de campo e aos guiões de entrevista. A informação recolhida e a sua análise permitiram compreender melhor os fatores que promovem a motivação dos alunos, aferir como é que a participação e a autonomia estão relacionadas com a motivação e identificar as estratégias que a professora utiliza para fomentar a motivação. Desta forma, através do estudo realizado, compreendeu-se que a motivação é crucial para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na medida em que permite que os mesmos estejam mais envolvidos e, consequentemente, haja um maior interesse, curiosidade e iniciativa na competência de novos saberes. As aprendizagens adquiridas tornam-se mais significativas e duradouras, contribuindo para o crescimento global e completo dos alunos.
- Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºcicloPublication . Cerqueira, Carolina Faias; Morgado, JoséO presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala de 4ºano de escolaridade, composta por 15 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, sendo 7 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A turma integrava uma criança com Necessidades Educativas Especiais, com Síndrome de Down, e todas as crianças tinham nacionalidade portuguesa. Tendo em conta este contexto percebi que todas as crianças tinham a oportunidade de aprender e que esta aprendizagem era realizada de forma diferenciada, com recurso a diferentes estratégias atendendo às necessidades individuais de cada uma. Assim, fiquei motivada por compreender as estratégias que os diversos profissionais utilizavam para promover a inclusão no 1.ºCiclo do Ensino Básico, nomeadamente que princípios e práticas foram desenvolvidos face a uma educação inclusiva e quais são os fatores indicadores e promotores de uma escola inclusiva. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa e os instrumentos foram a observação direta através dos registos do diário de bordo, dos registos fotográficos e do portfólio. Assim, a análise dos dados recolhidos pretendeu dar resposta às questões colocadas, na tentativa de compreender não só o papel dos diversos profissionais na resposta que dão às crianças com Necessidades Educativas Especiais, como também a forma como se exerce, na prática, uma educação inclusiva.