CIE-ISPA – Dissertações de mestrado
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- Estratégias utilizadas pelos profissionais para promover a inclusão no 1ºcicloPublication . Cerqueira, Carolina Faias; Morgado, JoséO presente relatório foi realizado no decorrer da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala de 4ºano de escolaridade, composta por 15 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos, sendo 7 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A turma integrava uma criança com Necessidades Educativas Especiais, com Síndrome de Down, e todas as crianças tinham nacionalidade portuguesa. Tendo em conta este contexto percebi que todas as crianças tinham a oportunidade de aprender e que esta aprendizagem era realizada de forma diferenciada, com recurso a diferentes estratégias atendendo às necessidades individuais de cada uma. Assim, fiquei motivada por compreender as estratégias que os diversos profissionais utilizavam para promover a inclusão no 1.ºCiclo do Ensino Básico, nomeadamente que princípios e práticas foram desenvolvidos face a uma educação inclusiva e quais são os fatores indicadores e promotores de uma escola inclusiva. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa e os instrumentos foram a observação direta através dos registos do diário de bordo, dos registos fotográficos e do portfólio. Assim, a análise dos dados recolhidos pretendeu dar resposta às questões colocadas, na tentativa de compreender não só o papel dos diversos profissionais na resposta que dão às crianças com Necessidades Educativas Especiais, como também a forma como se exerce, na prática, uma educação inclusiva.
- A organização do ambiente educativo como promotora da motivação no processo de aprendizagem dos alunosPublication . Silva, Mariana Marques; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA presente investigação surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surgiu no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Esta assenta num estudo sobre a motivação em educação e procura evidenciar a sua importância face ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com uma turma mista, constituída por 20 alunos com idade compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Atualmente, é reconhecida a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a terem um desempenho académico melhor. Assim, o principal objetivo deste relatório foi compreender de que forma é que o ambiente educativo promove a motivação dos alunos no seu processo de ensino e aprendizagem. Na primeira fase de observação foi possível observar que a professora titular utilizava estratégias para promover a motivação dos alunos, assim a motivação era um fator que estava bastante presente na aprendizagem dos alunos. Nesta investigação, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa e as técnicas de investigação utilizadas para recolha de dados foram a observação, entrevistas e análise documental. No que se refere aos instrumentos recorreu-se às notas de campo e aos guiões de entrevista. A informação recolhida e a sua análise permitiram compreender melhor os fatores que promovem a motivação dos alunos, aferir como é que a participação e a autonomia estão relacionadas com a motivação e identificar as estratégias que a professora utiliza para fomentar a motivação. Desta forma, através do estudo realizado, compreendeu-se que a motivação é crucial para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na medida em que permite que os mesmos estejam mais envolvidos e, consequentemente, haja um maior interesse, curiosidade e iniciativa na competência de novos saberes. As aprendizagens adquiridas tornam-se mais significativas e duradouras, contribuindo para o crescimento global e completo dos alunos.
- Dinâmicas de questionamento, diálogo e mediação na filosofia para criançasPublication . Mendonça, Maria Benedita Nogueira Aranha Furtado de; Montiel, AntónioO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação desenvolvida decorreu numa cooperativa de ensino com uma turma do 4.º ano, tendo como foco a Filosofia para Crianças (FpC), com especial atenção ao papel do questionamento. Desta forma, pretendeu-se compreender o papel do questionamento nesta prática pedagógica, bem como o impacto da mediação do professor no desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e cuidadoso dos alunos. Neste sentido, formularam-se três questões de investigação: (1) Qual a função do questionamento na dinâmica das aulas de filosofia? (2) Qual o papel do professor? e (3) Qual o impacto observado nas crianças? Para a concretização desta investigação, assumiu-se uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à observação participante e não participante e à realização de uma entrevista aberta. Os dados foram recolhidos através de notas de campo e da transcrição da entrevista ao professor responsável pelas sessões. A análise centrou-se nas dinâmicas de Filosofia para Crianças observadas e implementadas. A análise reflexiva das sessões observadas e da intervenção realizada permitiu reconhecer a riqueza do questionamento como prática promotora de pensamento de ordem superior, bem como o papel essencial do professor enquanto facilitador do diálogo e da construção coletiva de sentido. Através da confrontação entre os dados recolhidos e os referenciais teóricos, foi possível identificar múltiplas formas de mediação e estratégias que valorizam a escuta ativa, o respeito pelas ideias dos alunos e a construção de uma comunidade de investigação viva e participativa. As conclusões evidenciaram que o questionamento não é apenas um recurso, mas uma postura pedagógica que transforma a sala de aula num espaço de pensamento partilhado, potenciando a autonomia intelectual, a empatia e o envolvimento ético dos alunos com o mundo que os rodeia. Esta investigação constituiu, assim, um contributo para a compreensão da Filosofia para Crianças, do seu impacto e do seu comprometimento com uma educação crítica, criativa e cuidadosa.