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- Turmas mistas no 1.º ciclo: dinâmicas e o papel do professorPublication . Pereira, Célia Maria Pereira da Silva de Jesus; Ferreira, NádiaO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito da conclusão do Mestrado em EPE e 1º CEB. Este teve o objetivo de investigar a complexidade e riqueza de uma turma mista, que englobava os quatro anos de escolaridade, e o que essa organização pode oferecer ao processo de aprendizagem dos alunos. A prática de estágio foi realizada numa IPPS, tendo a problemática em estudo surgido a partir da observação do contexto em sala de aula. Para realizar a investigação, no local de estágio, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, observação direta participante e as notas de campo como instrumentos de investigação. Com esta abordagem, procurámos entender a dinâmica que existe entre os alunos de diferentes idades e anos de escolaridade, bem como a importância que o professor tem em incentivar e facilitar a gestão das aprendizagens dos alunos. A análise reflexiva realizada ajudou a compreender de que forma as dinâmicas em turmas mistas enriquecem a cooperação, interação e trabalho dos alunos. Entendeu-se também que o professor é um mediador no processo de aprendizagem dos alunos e, para isso, é essencial criar um ambiente de aprendizagem diferenciador e inclusivo e que vá ao encontro das suas necessidades, sejam estas individuais, em pequeno ou em grande grupo. A informação recolhida permitiu adotar uma perspetiva mais aprofundada e reflexiva sobre o percurso de estágio e obter respostas para as questões de investigação Desta fora, através do estudo realizado, compreendeu-se de que forma as dinâmicas existentes num grupo misto são cruciais ara o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, destacando-se a cooperação como fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do grupo.
- A organização do ambiente educativo como promotora da motivação no processo de aprendizagem dos alunosPublication . Silva, Mariana Marques; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesA presente investigação surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e surgiu no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Esta assenta num estudo sobre a motivação em educação e procura evidenciar a sua importância face ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com uma turma mista, constituída por 20 alunos com idade compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Atualmente, é reconhecida a importância da motivação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a terem um desempenho académico melhor. Assim, o principal objetivo deste relatório foi compreender de que forma é que o ambiente educativo promove a motivação dos alunos no seu processo de ensino e aprendizagem. Na primeira fase de observação foi possível observar que a professora titular utilizava estratégias para promover a motivação dos alunos, assim a motivação era um fator que estava bastante presente na aprendizagem dos alunos. Nesta investigação, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa e as técnicas de investigação utilizadas para recolha de dados foram a observação, entrevistas e análise documental. No que se refere aos instrumentos recorreu-se às notas de campo e aos guiões de entrevista. A informação recolhida e a sua análise permitiram compreender melhor os fatores que promovem a motivação dos alunos, aferir como é que a participação e a autonomia estão relacionadas com a motivação e identificar as estratégias que a professora utiliza para fomentar a motivação. Desta forma, através do estudo realizado, compreendeu-se que a motivação é crucial para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na medida em que permite que os mesmos estejam mais envolvidos e, consequentemente, haja um maior interesse, curiosidade e iniciativa na competência de novos saberes. As aprendizagens adquiridas tornam-se mais significativas e duradouras, contribuindo para o crescimento global e completo dos alunos.