PEDU - Tese de doutoramento
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- A relação entre a aceitação/ rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académicos, a motivação para a aprendizagem e o desempenho académico do adolescentePublication . Reboredo, Ana Rita Soeiro Marinho; Monteiro, VeraA presente pesquisa fundamenta se maioritariamente na teoria da aceitação/rejeição (IPARTheory) de Rohner (1986, 2004). Esta teoria defende que a dimensão do afeto parental varia segundo um continuum cujos extremos são a aceitação e a rejeição parental (Rohner, 2004). O afeto físico e psicológico é uma característica da aceitação parental. Por outro lado, a ausência de afeto pode assumir a forma de hostilidade e agressão, indiferença e negligência e, ainda, de rejeição indiferenciada. Estas assumem se como características da rejeição parental. A rejeição parental tem sido associada na literatura a várias consequências negativas como a possibilidade de desenvolvimento de perturbações emocionais e/ou comportamentais e o insucesso académico (Ali, 2011; Khaleque & Ali, 2017; Rohner, 2004, 2016; Tulviste & Rohner, 2010). Pretende se assim explorar em que medida a perceção de aceitação/rejeição parental contribui para o desempenho académico de sujeitos escolares a frequentar o 3º ciclo de escolaridade e testar o papel de certas variáveis individuais nomeadamente do ajustamento psicológico, autoconceito académico e motivação para a aprendizagem, no contexto desta relação. Para tal procedemos ao estudo das propriedades psicométricos dos instrumentos que utilizámos, tendo o mesmo revelado bons valores. Analisámos um modelo hipotético de variáveis, com base nas relações que haviam sido encontradas na literatura. Em termos globais, os resultados por nós obtidos apontam para o efeito direto da perceção de aceitação parental no desempenho académico dos alunos, e para o efeito indireto da perceção de aceitação materna e do ajustamento psicológico dos alunos no seu desempenho académico. Os resultados sustentam, ainda, o efeito das perceções de aceitação/rejeição parental, pai e mãe, no ajustamento psicológico dos filhos e para um efeito do ajustamento psicológico no autoconceito académico. Por sua vez, o autoconceito académico revelou efeito na motivação para a aprendizagem e, especialmente, no desempenho académico. Procedemos, ainda, a análises diferenciais em função do género e do ano de escolaridade. Os alunos revelaram, a nível geral, níveis adequados quanto à aceitação parental, pai e mãe e relativamente ao ajustamento psicológico. As raparigas e os rapazes não revelaram diferenças significativas, quanto às perceções de aceitação/rejeição materna e paterna, nem concernentes ao ajustamento psicológico. Apesar disso, os rapazes demonstraram percecionar mais agressão por parte do pai do que as raparigas. As raparigas revelaram níveis mais elevados de instabilidade emocional que os rapazes. Os alunos do 9º refletiram percecionar maiores níveis de rejeição parental, paterna e materna, que os alunos dos restantes anos. Foram também aqueles que evidenciaram uma visão mais negativa do mundo.