Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- How high can i fly : O papel moderador da inteligência cultural na relação entre met expectations e bem-estar em jogadores de futebol migrantesPublication . Bento, Inês Travassos da Silva Côrte; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo tem por objetivo testar a relação entre a inteligência cultural, as met expectations e o bem-estar de jogadores de futebol migrantes, e avaliar o papel moderador da inteligência cultural no ajustamento das expectativas e no bem-estar desses jogadores, determinantes para uma experiência profissional de sucesso. A amostra é constituída por 75 jogadores de futebol lusófonos, com idades compreendidas entre 18 e 49 anos de idade, dos quais 52 têm nacionalidade portuguesa, 10 são brasileiros, 4 cabo verdianos, 1 senegalês, outro guineense, 2 angolanos, 4 colombianos e um camaronês. As met expectations são avaliadas através de um conjunto de observações desenvolvidas por Telatin (2018) para a população de treinadores, adaptadas para a amostra de jogadores alvo deste estudo. O bem-estar dos jogadores, nomeadamente o seu florescimento psicológico é determinado pelo PERMA Profiler desenvolvido por Butler e Kern (2016) e adaptado para a População portuguesa por Alves, Lourenço, Brito e Gouveia (2016). A inteligência cultural é mensurada com recurso ao questionário The Cultural Intelligence Scale (CQS) desenvolvido por Dyne et al. (2008) e adaptado por Sousa, Gonçalves, Reis e Santos (2015) para a População portuguesa. Os resultados verificam a relação positiva e significativa entre as met expectations e o bem-estar (H1), entre a inteligência cultural e o bem-estar (H2) e entre a inteligência cultural e as met expectations (H3). A quarta hipótese de moderação da inteligência cultural na relação entre as met expectations e o bem-estar foi marginalmente significativa, indicando uma tendência marginal de moderação da dimensão de inteligência cognitiva na relação entre as dimensões de met expectations e bem-estar, e met expectations de autoperceção e bem-estar. Este resultado pode ter sido influenciado pela reduzida amostra utilizada, sendo necessário a replicação do estudo com uma amostra significativa para consolidar os resultados obtidos. Estes resultados confirmam a importância do desenvolvimento da inteligência cultural na adaptação de migrantes ao país de acolhimento, focando o papel dos diferentes sistemas de apoio na elaboração de met expectations adequadas que potenciam um bem-estar superior do migrante. Apesar de ser um estudo em meio desportivo, considera-se que o impacto dos seus resultados pode ser estrapulado para a restante população migrante ou com intenções de migrar.
- A relação entre a aceitação/ rejeição parental, o ajustamento psicológico, o autoconceito académicos, a motivação para a aprendizagem e o desempenho académico do adolescentePublication . Reboredo, Ana Rita Soeiro Marinho; Monteiro, VeraA presente pesquisa fundamenta se maioritariamente na teoria da aceitação/rejeição (IPARTheory) de Rohner (1986, 2004). Esta teoria defende que a dimensão do afeto parental varia segundo um continuum cujos extremos são a aceitação e a rejeição parental (Rohner, 2004). O afeto físico e psicológico é uma característica da aceitação parental. Por outro lado, a ausência de afeto pode assumir a forma de hostilidade e agressão, indiferença e negligência e, ainda, de rejeição indiferenciada. Estas assumem se como características da rejeição parental. A rejeição parental tem sido associada na literatura a várias consequências negativas como a possibilidade de desenvolvimento de perturbações emocionais e/ou comportamentais e o insucesso académico (Ali, 2011; Khaleque & Ali, 2017; Rohner, 2004, 2016; Tulviste & Rohner, 2010). Pretende se assim explorar em que medida a perceção de aceitação/rejeição parental contribui para o desempenho académico de sujeitos escolares a frequentar o 3º ciclo de escolaridade e testar o papel de certas variáveis individuais nomeadamente do ajustamento psicológico, autoconceito académico e motivação para a aprendizagem, no contexto desta relação. Para tal procedemos ao estudo das propriedades psicométricos dos instrumentos que utilizámos, tendo o mesmo revelado bons valores. Analisámos um modelo hipotético de variáveis, com base nas relações que haviam sido encontradas na literatura. Em termos globais, os resultados por nós obtidos apontam para o efeito direto da perceção de aceitação parental no desempenho académico dos alunos, e para o efeito indireto da perceção de aceitação materna e do ajustamento psicológico dos alunos no seu desempenho académico. Os resultados sustentam, ainda, o efeito das perceções de aceitação/rejeição parental, pai e mãe, no ajustamento psicológico dos filhos e para um efeito do ajustamento psicológico no autoconceito académico. Por sua vez, o autoconceito académico revelou efeito na motivação para a aprendizagem e, especialmente, no desempenho académico. Procedemos, ainda, a análises diferenciais em função do género e do ano de escolaridade. Os alunos revelaram, a nível geral, níveis adequados quanto à aceitação parental, pai e mãe e relativamente ao ajustamento psicológico. As raparigas e os rapazes não revelaram diferenças significativas, quanto às perceções de aceitação/rejeição materna e paterna, nem concernentes ao ajustamento psicológico. Apesar disso, os rapazes demonstraram percecionar mais agressão por parte do pai do que as raparigas. As raparigas revelaram níveis mais elevados de instabilidade emocional que os rapazes. Os alunos do 9º refletiram percecionar maiores níveis de rejeição parental, paterna e materna, que os alunos dos restantes anos. Foram também aqueles que evidenciaram uma visão mais negativa do mundo.
- Contribuições genéticas e ambientais no comportamento social indiscriminado de crianças institucionalizadas : insights da Síndrome de WilliamsPublication . Câmara, Beatriz Andion Boullosa Perry da; Sampaio, Adriana; Sampaio, AdrianaO comportamento social indiscriminado (ISB) é uma das manifestações comportamentais mais pervasivas que emergem na literatura sobre institucionalização. Existem, porém, diferenças individuais quanto à manifestação do comportamento social nas crianças institucionalizadas, o que aponta para uma possível interação gene x ambiente (GXE). Investigação prévia contribuiu com a identificação de um conjunto de genes comumente associados à psicopatologia e comportamento social nos estudos GXE. Neste estudo, propomos a análise de um gene candidato (GTF2I), localizado no cromossoma 7, que se apresenta deletado na síndrome de Williams (SW). A SW é uma perturbação neurogenética associada a um perfil socio-cognitivo único, nomeadamente um fenótipo de hiper-sociabilidade que se assemelha ao ISB observado em crianças institucionalizadas. Neste estudo participaram 126 crianças institucionalizadas em idade pré-escolar (M=4.10 anos, DP=.95), juntamente com o seu cuidador institucional. O ISB foi avaliado através da Disturbances of Attachment Interview e foram recolhidas amostras de saliva das crianças para genotipagem. Os níveis de cooperação e de responsividade sensível do cuidador estavam negativamente associados ao ISB. Verificou-se um efeito GXE, consistente com o modelo de duplo-risco: os genótipos TG e GG emergiram como alelos de risco para o desenvolvimento de ISB, sendo que crianças portadoras destes alelos eram as que apresentavam maiores níveis de ISB quando expostas aos menores níveis de responsividade sensível do seu cuidador. Esta investigação é pioneira na análise dos polimorfismos do gene GTF2I no estudo do ISB em crianças institucionalizadas, permitindo uma melhor compreensão sobre os mecanismos pelos quais algumas crianças institucionalizadas, mas não outras, desenvolvem ISB.