Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Integração curricular das steam na disciplina de estudo do meioPublication . Serra, Ana Alexandra Soares; Silva, José CastroA rápida evolução tecnológica, a globalização e as mudanças socioeconómicas estão a transformar o mundo, exigindo novas competências dos cidadãos. Neste contexto surge a sigla STEAM, um novo conceito que poderá incentivar os jovens a adquirir competências essenciais para enfrentar as futuras demandas. Este estudo investiga a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na disciplina de Estudo do Meio, no contexto educacional português. Esta investigação contou com a participação de 10 professores de 3º ao 4º ano de escolaridade, de 10 colégios privados da zona da Grande Lisboa, com idades compreendida entre os 26 e os 51 anos. Estes participantes foram entrevistados, sendo que a entrevista continha 8 perguntas com o objetivo de recolher informação sobre o conhecimento que tinham sobre o conceito STEAM, que atividades STEAM colocavam em práticas na disciplina de Estudo do Meio, a perceção que tinham de eficácia na aplicação destas atividades e quais os principais desafios e limitações sentidas na aplicação de atividades STEAM. As respostas variaram, destacando a aplicação seletiva das áreas STEAM, a falta de tempo como o principal desafio mencionado, um considerável desconhecimento sobre o termo STEAM e curiosamente uma boa perceção de eficácia referente á maioria dos participantes. É crucial notar que dado o pequeno grupo de participantes os resultados obtidos na presente dissertação são específicos para este grupo limitado.