Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integração curricular das steam na disciplina de estudo do meio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
26597_Ana_Serra_Dissertação.pdf727.19 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A rápida evolução tecnológica, a globalização e as mudanças socioeconómicas estão a transformar o mundo, exigindo novas competências dos cidadãos. Neste contexto surge a sigla STEAM, um novo conceito que poderá incentivar os jovens a adquirir competências essenciais para enfrentar as futuras demandas. Este estudo investiga a integração das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) na disciplina de Estudo do Meio, no contexto educacional português. Esta investigação contou com a participação de 10 professores de 3º ao 4º ano de escolaridade, de 10 colégios privados da zona da Grande Lisboa, com idades compreendida entre os 26 e os 51 anos. Estes participantes foram entrevistados, sendo que a entrevista continha 8 perguntas com o objetivo de recolher informação sobre o conhecimento que tinham sobre o conceito STEAM, que atividades STEAM colocavam em práticas na disciplina de Estudo do Meio, a perceção que tinham de eficácia na aplicação destas atividades e quais os principais desafios e limitações sentidas na aplicação de atividades STEAM. As respostas variaram, destacando a aplicação seletiva das áreas STEAM, a falta de tempo como o principal desafio mencionado, um considerável desconhecimento sobre o termo STEAM e curiosamente uma boa perceção de eficácia referente á maioria dos participantes. É crucial notar que dado o pequeno grupo de participantes os resultados obtidos na presente dissertação são específicos para este grupo limitado.
ABSTRACT: The rapid technological evolution, globalization, and socio-economic changes are transforming the world, demanding new skills from citizens. In this context, the acronym STEAM emerges as a new concept that may encourage young people to acquire essential skills to meet future demands. This study investigates the integration of Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics (STEAM) in the discipline of Environmental Studies in the Portuguese educational context. This research involved the participation of 10 teachers from 3rd to 4th grade in 10 private schools in the Greater Lisbon area, ranging in age from 26 to 51 years. These participants were interviewed with a set of 8 questions aimed at gathering information about their knowledge of the STEAM concept, the STEAM activities implemented in the Environmental Studies discipline, their perception of effectiveness in applying these activities, and the main challenges and limitations experienced in implementing STEAM activities. The responses varied, highlighting the selective application of STEAM areas, with a lack of time being the main challenge mentioned. There was a considerable lack of awareness about the STEAM term, and interestingly, a positive perception of effectiveness was noted for the majority of participants. It is crucial to note that due to the small group of participants, the results obtained in this dissertation are specific to this limited group.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional

Keywords

STEAM STEM Atividades Desafios Século XXI 1ºCEB Professores Integração Estudo do meio STEAM STEM Activities Challenges 21st Century 1st Cycle of Basic Education Teachers Integration Science

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue