Psicologia Clínica
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Browsing Psicologia Clínica by Subject "Abandono"
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- Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do AlgarvePublication . Pinto, Maria Susana dos SantosA partir de uma concepção contextualista e psicossocial que se encontra envolvida nas questões da integração académica do estudante do 1o ano, fez-se uma exploração dos temas relacionados com a integração académica, passando por algumas variáveis que contribuem para essa integração. Elaboraram-se, então, dois modelos teóricos representativos desta fase de integração no meio académico, tomando como critérios o abandono e o rendimento académicos. As variáveis intervenientes (pais, bem-estar, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal) destes modelos foram avaliadas através de um Inventário, constituído pela EISES (Diniz & Almeida, no prelo) e por uma Escala construída de raiz designada Escala de Suporte Relacional Extra-Universitário (ESRE-U), Procedeu-se à validação dos modelos de medida definidos pelas escalas, através da análise factorial confirmatória (LISREL8-SIMPLIS). Estes foram testados numa amostra (conveniência) de 264 estudantes do 1o ano da Universidade do Algarve provenientes dos vários cursos (M= 18; leque etário = 17-23). Uma vez operacionalizados os constructos que integravam os modelos, estes foram testados, recorrendo à path anliysis (LISREL8-S1MPLIS). Os resultados obtidos indicaram que as variáveis tomadas no modelo funcionaram melhor para o caso do abandono do que para o do rendimento. Neste último, apenas a nota de acesso mostrou ser boa preditora do rendimento académico. Para o abandono foram boas preditoras as variáveis género, residência, bem-estar, nota de acesso, equilíbrio emocional e, por último, a procura de suporte parental, apresentando-as por ordem decrescente de importância. Este conjunto de variáveis mostra-se pertinente para a investigação neste domínio e para uma posterior intervenção junto deste grupo de estudantes.
- Psicanálise de um conto de Dostoiévski: Vergonha, culpa e abandono em NétotchkaPublication . Oliveira, Débora Salomé Maciel Vidal de; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroA presente dissertação constitui-se como um exercício de Psicanálise Aplicada, sendo objecto do nosso estudo o conto Nétotchka Nezvánova de Fiódor Dostoiévski. A compreensão psicanalítica desta obra, na qual Dostoiévski exprime problemáticas basilares da condição humana – sobretudo no que respeita aos temas da vergonha, da culpa, e do abandono – torna-se tão importante quanto os vastos estudos que analisam as suas obras mais reconhecidas. As obras do autor revelam um poderoso sentimento de culpa e consequente necessidade de punição para alcançar o perdão. Podemos, igualmente, observar que toda a análise/leitura de Dostoiévski e da sua obra, desde Freud, está ligada à culpa neurótica e à histeria. Tem-se negligenciado a vergonha e a sua potência nas personagens dostoievskianas, tal como têm sido esquecidas as questões impostas pelo sentimento de abandono/desamparo na abordagem da sua obra. Partimos de um paradigma interpretativo analítico e preocupamo-nos com as dimensões internas e (inter)subjectivas do sujeito e do personagem (simbolismo, fantasma, significação). Apoiamo-nos na revisão de literatura, nas teorias psicanalíticas, para a compreensão do significado do texto. O objectivo do presente ensaio prende-se com o estudo das problemáticas enunciadas, o seu papel na vivência da personagem principal do conto e na sua relação com os pais; integrados na experiência do próprio autor. A Psicanálise Aplicada à interpretação de uma obra literária, tal como o estudo de caso, oferece a possibilidade de estudar o humano, de aprender a olhar/questionar, de enriquecer o nosso espírito científico, mas também a nossa subjectividade, um instrumento fundamental da clínica psicológica.