EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Subject "1st Cycle"
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- A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógicaPublication . Lourenço, Sara Isabel Martinho; Gaitas, SérgioA diversidade dos alunos já não é um tema novo e perante este reconhecimento de que não somos todos iguais, é emergente respeitar esta individualidade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de extrema importância o reconhecimento dos professores como promotores de práticas de Diferenciação Pedagógica numa sala de aula, indo ao encontro das necessidades individuais de cada criança. Assim, para o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), intitulado como A Diversidade do Grupo e a Diferenciação Pedagógica, tenho como objetivos “Caracterizar as estratégias de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo como promotoras de aprendizagem” e “Dinamizar estratégias de Diferenciação Pedagógicas com base no contexto em estudo”. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: “Quais são as práticas de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo?” e “Como aprofundar estratégias de Diferenciação Pedagógica no contexto em estudo?”. A presente investigação qualitativa foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, num grupo de 16 crianças que se encontram no 1º e 2º ano de escolaridade. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram entrevistas, notas de campo, tabelas de observação e registos fotográficos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que, não existe uma fórmula concreta (receita) para promover a Diferenciação Pedagógica, mas sim algumas estratégias que podem ajudar o docente a conseguir ir ao encontro das necessidades de cada criança.
- O professor como mediador na construção das aprendizagensPublication . Cunha, Maria Madalena Barradas MC Carthy Ferro da; Martins, Margarida AlvesO presente relatório emerge da Prática Supervisionada do final do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação apresentado surge do estágio numa instituição privada com um grupo do 2º ano de escolaridade que integra 21 alunos. Tendo como objetivos caracterizar as estratégias de mediação de interações nos momentos de trabalho em grande grupo, e compreender de que forma promovem o avanço da discussão coletiva, elaboraram-se duas questões de investigação: 1) Que tipo de estratégias são usadas nos momentos coletivos? e 2) De que forma é que contribuem para avanços nos processos de aprendizagem?. Adotou-se uma metodologia qualitativa tendo sido realizada uma observação participante. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram gravações áudio e excertos do Diário de Bordo. Analisaram-se as dinâmicas e diálogos do grupo e construíram-se duas grelhas, fazendo a ponte entre a teoria e experiência vivida, com categorias de intervenção do professor e categorias de intervenção das crianças. Consideraram-se cinco excertos de discussão, dois deles mediados pela professora cooperante e três mediados pela professora estagiária. Observou-se uma dinâmica de co-construção, em que o adulto promovia uma participação ativa das crianças através de práticas de questionamento, reformulação, sistematização e apelo ao envolvimento por meio de perguntas relacionadas com experiências anteriores das crianças. Observou-se que as crianças se apropriaram deste tipo de dinâmica, elaborando também elas, sistematizações e reformulações, associando-as ao pensamento de outros intervenientes do grupo. Verificou-se que as estratégias utilizadas contribuíram para o avanço nos processos de aprendizagem.