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- As artes visuais em educação de infância : o papel do educador no processo criativoPublication . Silva, Marta Sofia Valverde da; Pereira, MónicaO presente relatório apresenta um estudo realizado sobre o papel do educador no processo criativo de um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos, tendo por base uma metodologia de investigação de carácter qualitativo. Os instrumentos utilizados para a recolha de evidências recaíram sobre a observação participante e não participante, que por sua vez acabou por se traduzir em notas de campo e registos fotográficos. Além disso, também se recorreu a duas entrevistas realizadas à educadora cooperante e à professora de artes. Os objetivos desta investigação visam identificar de que forma o processo criativo é experienciado pelas crianças, perceber de que forma se pode organizar o ambiente educativo de modo a promover o processo criativo no âmbito das artes visuais e, por fim, compreender o papel do educador no processo criativo das crianças. Através dos dados recolhidos, foi possível constatar que o processo criativo é experienciado de formas diferenciadas, embora se identifiquem algumas regularidades, nomeadamente, com a exploração dos materiais, a comunicação, a imitação, a postura e o tempo. No que diz respeito ao ambiente educativo identificaram-se algumas possibilidades de organização que se revelaram promotoras de processos criativos, particularmente: o acesso livre, ou seja, materiais à disposição da criança, a diversidade e a qualidade dos materiais. Relativamente ao papel do educador destaca-se a importância da observação para entender os processos e a relevância de o adulto se mostrar disponível para acompanhar, aconselhar e proporcionar explorações diversas.
- Luto e crescimento pós-traumático: O contributo do coping e da vinculaçãoPublication . Gomes, Marta Pereira Ferreira; Neto, David DiasIntrodução: Inúmeras têm sido as investigações que se concentram nas consequências negativas pós trauma/luto e possível patologia, mas pouco tem sido o foco na capacidade de recuperação e crescimento. No entanto, tendo em conta o crescimento teórico e empírico que revela a experiência de crescimento pós-traumático após uma situação de luto, este estudo permite um conhecimento aprofundado sobre tal fenómeno. Ademais, as vias de interação/mediação quanto à adaptação ao luto e consequente crescimento, continuam imprecisas, sendo também importante conhecer o seu papel. Objetivo: o principal objetivo desta investigação é estudar o crescimento pós-traumático em população enlutada, assim como o papel mediador das estratégias de coping e a influência da vinculação neste crescimento. Método: A amostra é constituída por 889 participantes que perderam um ente querido. Foram estudadas as variáveis: impacto da perda do ente querido, o coping e a vinculação, através de um questionário online de autorrelato. Resultados: Verificou-se que a maioria das estratégias de coping medeiam a relação entre o impacto da perda e o Crescimento pós-traumático e as diferentes dimensões da vinculação adulta predizem também este crescimento. Conclusão: Proporcionando um melhor entendimento sobre o fatores associados ao Crescimento pós traumático numa situação de luto, é possível aferir que tanto as estratégias de coping utilizadas pelos indivíduos enlutados, como a forma como estes se ligam aos seus pares, influenciam a experiência deste crescimento e, por isso, a adaptação saudável ao luto.
- Intencionalidade educativa: como nasce e onde vive?Publication . Pais, Mariana Barreto de Lara; Brito, Ana TeresaO presente Relatório constitui-se como um estudo reflexivo sobre a intencionalidade educativa que atribui sentido à ação do/a educador/a de infância. O estudo foi desenvolvido num jardim de infância que se rege pela pedagogia Waldorf, num grupo com idades entre os 3 e os 6 anos. A seleção do contexto pedagógico da prática supervisionada sustentou o desenvolvimento do relatório, pois esta pedagogia destaca a importância da autoeducação e autoconsciência do educador na construção da intencionalidade educativa. Como processo inerente ao desenvolvimento da profissionalidade, procurou-se compreender onde nasce e como é vivida a intencionalidade. Neste sentido, surgiram as questões de investigação: De que forma a biografia – identidade e valores – de cada Educador/a de infância delineia a sua intencionalidade educativa?; Como é que as conceções de educação, criança e o papel do adulto potenciam a construção da intencionalidade de cada educador/a?; Será que existe uma relação de articulação e reforço recíproco entre a intencionalidade educativa e a prática reflexiva? Este estudo qualitativo recorreu à observação, traduzida em reflexões, notas de campo e entrevistas informais como instrumentos de recolha de dados que permitiram conhecer e compreender o papel da intencionalidade educativa na ação da educadora cooperante. Verificou-se, com a análise dos dados recolhidos em articulação com os referenciais teóricos, a relevância da temática. Destaca-se a importância da tomada de consciência sobre relevância a intencionalidade educativa para dar sentido à ação do/a Educador/a e a necessidade de uma prática reflexiva que a sustente, compreendendo a forma como a biografia e as conceções influenciam a ação de cada educador/a.
- A diversidade do grupo e a diferenciação pedagógicaPublication . Lourenço, Sara Isabel Martinho; Gaitas, SérgioA diversidade dos alunos já não é um tema novo e perante este reconhecimento de que não somos todos iguais, é emergente respeitar esta individualidade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, é de extrema importância o reconhecimento dos professores como promotores de práticas de Diferenciação Pedagógica numa sala de aula, indo ao encontro das necessidades individuais de cada criança. Assim, para o presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), intitulado como A Diversidade do Grupo e a Diferenciação Pedagógica, tenho como objetivos “Caracterizar as estratégias de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo como promotoras de aprendizagem” e “Dinamizar estratégias de Diferenciação Pedagógicas com base no contexto em estudo”. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo tem como base as seguintes questões de investigação: “Quais são as práticas de Diferenciação Pedagógica presentes no contexto em estudo?” e “Como aprofundar estratégias de Diferenciação Pedagógica no contexto em estudo?”. A presente investigação qualitativa foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, num grupo de 16 crianças que se encontram no 1º e 2º ano de escolaridade. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram entrevistas, notas de campo, tabelas de observação e registos fotográficos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que, não existe uma fórmula concreta (receita) para promover a Diferenciação Pedagógica, mas sim algumas estratégias que podem ajudar o docente a conseguir ir ao encontro das necessidades de cada criança.