PLEG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PLEG - Dissertações de Mestrado by Subject "Abuso físico"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação à luz de masculino-feminino em sujeitos adultos com história infantil de maus tratos: Estudo através do RorschachPublication . Vale, Ana Teresa de Paulos Martins doCom este trabalho, procurou-se ampliar a capacidade da metodologia Rorschach de modo a que pudesse aceder a outras dimensões do funcionamento mental que não aquelas que fazem parte da abordagem clássica da prova. Consequentemente, a inscrição do trabalho faz-se no contexto da metodologia projectiva; ainda assim, no seio desta metodologia, foi rejeitada a submissão a um racional psicopatológico, buscando novos sentidos e aplicando ao Rorschach, dentro da Psicanálise, o modelo desenvolvido por W. Bion, procurando desta forma focar o funcionamento psíquico do sujeito à luz dos processos de pensamento e simbolização, mais especificamente, a dimensão da comunicação no contexto da relação ♀♂. Para isto, explorámos o modelo e delineámos procedimentos de análise a partir dele, procedimentos que orientaram a nossa análise do protocolo de Rorschach. Esta abordagem ao Rorschach vem na sequência de outros trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos entre nós, como por exemplo os trabalhos de Emília Marques. O carácter inovador do trabalho que agora se apresenta prende-se com a questão específica que investigámos (a comunicação) e com a aplicação desta metodologia a um objecto de estudo particular - adultos com história infantil de maus tratos. Pensando a situação de maus tratos com o recurso ao modelo bioniano, pensamos ter delineado um novo olhar sobre esta questão, perspectiva essa que difere da literatura existente actualmente sobre o tema. Desta forma, centrou-se a perspectiva no sujeito e não no acto, explorando os vários sentidos que a situação de maus tratos pode ter para o sujeito adulto que a viveu na sua infância. Assim, encontrámos as dimensões realçadas pelos autores que fizeram parte da nossa pesquisa bibliográfica: o evitamento da relação, a insensibilização dos sentidos, a impermeabilização ao outro (marca da comunicação comensal), bem como a desconfiança de colorido paranóide, associada a afectos de frustração, ódio, angústia, dor e desorganização mental (enquanto marca da comunicação parasitária). Mas igualmente, encontrámos movimentos em direcção ao objecto, a necessidade e o apelo à relação, momentos em que a comunicação simbiótica parece tornar-se mais possível, os quais abrem alguma possibilidade de transformação e de pensar a experiência emocional.
- Relações entre a psicologia e o direito: Análise de processos de adolescentes institucionalizados vítimas de maus-tratosPublication . Nobre, Liliana Margarida RaçõesCom este estudo pretende-se percepcionar as relações existentes entre a psicologia e o direito tendo por base a análise de processos de adolescentes institucionalizadas vítimas de maus-tratos. O facto de trabalhar neste tipo de instituições fez com que o interesse aumentasse sobre a forma como os vários discursos, as várias práticas e os diversos intervenientes podem influenciar a vida da criança/jovem acolhida, bem como a decisão proferida pelos magistrados. Este estudo pretende, pois, perceber como os técnicos observam e avaliam as crianças/jovens que são acolhidas em situação de Emergência e como os magistrados utilizam a informação fornecida pelos técnicos. Para tal foi recorreu-se ao arquivo morto de um Centro de Acolhimento Temporário/Emergência e pesquisou-se, de forma meticulosa, os vários documentos que compõem os processos. Identificaram-se 94 processos, tendo ficado 36 processos no corpus do estudo. Os 36 processos subdividiram-se em dois grupos distintos, consoante tivessem ou não informação acerca da criança/jovem aquando da institucionalização. Da análise do corpus percebeu-se que cada processo é constituído por vários documentos provenientes de diversas entidades que fazem parte da gestão do processo da criança/jovem institucionalizada. Considerando a variedade de entidades (e respectivos discursos) que intervêm em cada processo procurou-se destacar qual o discurso típico que é feito a propósito das crianças/jovens que são acolhidas neste tipo de instituição, recorrendo, para isso, à análise de conteúdo dos diversos documentos. Os resultados obtidos permitem perceber que existem diferentes práticas discursivas consoante as entidades envolvidas no processo.