PSOC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PSOC - Dissertações de Mestrado by Subject "Academic achievement"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O efeito mediador do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso académicoPublication . Duarte, Sara Filipa Silva; Ribeiro, Rui BártoloEste estudo visa fornecer evidências empíricas adicionais sobre o impacto do locus de controlo no sucesso académico mediado pela perceção do clima escolar. Para esse fim hipotetizou-se: (1) um impacto positivo do locus de controlo interno no sucesso académico; (2) um impacto positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar; (3) um impacto positivo da perceção do clima escolar no sucesso académico. Seguidamente testou-se se a perceção do clima escolar exerce um efeito mediador entre o locus de controlo e o sucesso académico. Participaram neste estudo 155 alunos pertencentes ao Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e à Academia da Força Aérea (AFA). Os resultados não revelaram um impacto significativo do locus de controlo interno no sucesso académico. Porém, revelaram que existia um impacto significativo e positivo do locus de controlo interno na perceção do clima escolar e desta no sucesso académico. Não se comprovou o efeito mediador da perceção do clima escolar na relação entre o locus de controlo e o sucesso escolar. Foram encontradas também diferenças significativas nas variáveis em estudo entre Universidade e em função do gênero.
- Validade preditiva de testes de aptidão cognitiva: um estudo no acesso ao ensino superiorPublication . Santos, Renata Sofia Rodrigues; Ribeiro, Rui Bártolo; Maroco, João PauloEste trabalho analisa a validade preditiva de provas de aptidão cognitiva (Raciocínio Verbal e Raciocínio Numérico da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial e Matrizes Progressivas de Raven Avançadas). Cruzaram-se os resultados das provas com o rendimento académico considerando as classificações globais e em várias disciplinas de 184 estudantes do ensino superior que já finalizaram o seu curso de Psicologia. Quando são considerados resultados globais (médias de cada ano e média final de curso) não há correlações significativas com as provas, concluindo-se que, através de regressões lineares, a Média de Acesso ao ensino superior é o único preditor do Rendimento Académico. Quando consideramos algumas disciplinas do plano curricular, as provas de aptidão cognitiva predizem o rendimento académico – correlações significativas entre Raciocínio Numérico e as Estatísticas e entre Raciocínio Verbal e Introdução às Ciências Sociais são alguns exemplos