PCLI - Tese de doutoramento
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Browsing PCLI - Tese de doutoramento by Subject "Adolescence"
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- Família, psicopatologia e resiliência na adolescência : do risco psicossocial ao percurso delinquentePublication . Lemos, Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo; Sá, Eduardo; Reis, Alexandra Isabel Dias
- Fatores psicológicos e familiares nos comportamentos autolesivos dos adolescentes: Da compreensão à intervenção em contexto escolarPublication . Candeias, Maria de Jesus Canelas; Pereira, Maria GouveiaOs comportamentos autolesivos são um grave problema de saúde pública, especialmente entre adolescentes e jovens adultos, necessitando de intervenções preventivas eficazes. Estes comportamentos são influenciados por variáveis sociodemográficas, individuais e relacionais, sendo fundamental compreender melhor o papel dessas variáveis na promoção deste comportamento e desenvolver programas preventivos, particularmente em contextos escolares. Esta tese analisou como é que variáveis sociodemográficas (sexo e idade), individuais (perturbação de personalidade borderline, impulsividade e ideação suicida) e relacionais (funcionamento familiar) contribuem para os comportamentos autolesivos, bem como explora os mecanismos que ligam o funcionamento familiar a estes comportamentos. Para além disso, foi desenvolvido e avaliado um programa de intervenção escolar para adolescentes, professores e auxiliares educativos, com o objetivo de reduzir a prevalência de comportamentos autolesivos. O primeiro estudo validou a versão original da escala Borderline Personality Features Scale for Children para adolescentes, resultando na versão BPFSC-12, composta por 12 itens organizados em quatro fatores de primeira ordem (Instabilidade Afetiva, Problemas de Identidade, Relacionamentos Negativos e Autoagressão) e um fator de segunda ordem, "Características de Personalidade Borderline". Esta versão revelou-se uma medida válida e fiável para a deteção precoce de perturbação de personalidade borderline em adolescentes. O segundo estudo explorou, a contribuição de variáveis sociodemográficas, relacionais e individuais para os comportamentos autolesivos. Observou-se que o género e a idade são preditores significativos, com as raparigas apresentando maior risco. No entanto, fatores intrapessoais, como a perturbação de personalidade borderline e a ideação suicida, mostraram um impacto mais forte na predisposição para estes comportamentos do que o funcionamento familiar. O terceiro estudo investigou se a perturbação de personalidade borderline e a ideação suicida atuam como mediadores entre o funcionamento familiar e os comportamentos autolesivos. Verificou-se que ambos desempenham papéis mediadores significativos, com a ideação suicida como mediador total e a perturbação de personalidade borderline como mediador parcial. A mediação em série indicou que a relação entre o funcionamento familiar e os comportamentos autolesivos é totalmente mediada pela perturbação da personalidade borderline e pela ideação suicida. No âmbito das intervenções, o programa “Healthy Minds” foi desenvolvido para prevenir comportamentos autolesivos em adolescentes em contexto escolar. O programa mostrou-se eficaz na redução das taxas destes comportamentos, na correção de crenças erradas, e na promoção da procura de ajuda profissional, embora sem impacto significativo no reconhecimento de sinais de alerta e na ideação suicida. Adicionalmente, foi implementado um programa de formação para professores e auxiliares educativos, capacitando-os para identificar e intervir em casos de comportamentos autolesivos. A intervenção mostrou-se eficaz na redução de falsas crenças, no aumento da capacidade de reconhecer sinais de alerta e na promoção de atitudes mais adaptativas em relação a estes comportamentos. Em conclusão, esta tese contribui para a compreensão dos comportamentos autolesivos, destacando a importância de considerar tanto variáveis intrapessoais (como a perturbação de personalidade borderline e a ideação suicida) quanto relacionais (como o funcionamento familiar). Reforça a necessidade de estratégias preventivas contínuas e integradas para reduzir a prevalência destes comportamentos e promover o bem-estar dos adolescentes, sublinhando a importância de programas eficazes em contexto escolar.
- O tornar-se adolescente através do RorschachPublication . Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da; Marques, Maria EmíliaA adolescência é um período do desenvolvimento no qual têm lugar importantes transformações. Durante este período, constituem-se e renovam-se importantes funções psíquicas, que fundam e estruturam o processo de desenvolvimento adolescente. Neste estudo, o objetivo é o de aceder ao processo de desenvolvimento que está em curso, ou seja, à forma como o sujeito se constrói de uma forma única e singular, tornando-se adolescente a caminho de vir a ser adulto. Para chegar ao que nos propomos, iremos utilizar um referencial teórico que privilegia a constituição da relação de objeto e os processos de transformação, através dos quais nos é possível observar e dar a conhecer os processos que se encontram a decorrer no caminho que vai da infância à idade adulta, o que é possível através da constituição de uma relação do tipo continente-conteúdo, onde o (des)conhecido é de novo (re)significado, possibilitando a descoberta e o “aprender com a experiência”. Deste modo, procuramos revelar os processos psíquicos inerentes ao tornar-se adolescente, os quais se encontram ligados aos processos de transformação, ativos e dinâmicos, essenciais no crescimento mental. Trata-se de um estudo longitudinal, uma vez que foi realizado em dois momentos do desenvolvimento adolescente. O Rorschach será utilizado como o instrumento que possibilita o acesso ao mundo interno do sujeito e ao intersubjetivo, constituindo-se como um método, de modo a tornar possível a análise do processo de resposta Rorschach, entendida como uma atividade de ligação entre o sujeito e o objeto. Iremos ainda tornar este instrumento mais sensível ao processo de tornar-se adolescente, constituindo um conjunto de procedimentos que permitam operacionalizar a leitura da adolescência através do Rorschach. Neste estudo iremos utilizar os protocolos de 9 adolescentes, de sexos diferentes, recolhidos aos 13 e aos 16 anos. As noções de techne e de campo são fundamentais para aceder e compreender os processos psíquicos, pelo que iremos operacionalizar estes organizadores no Rorschach, de modo a possibilitarem a leitura das transformações psíquicas do processo de tornar-se adolescente. A análise dos resultados revelou-nos um conjunto de transformações em curso entre os 13 e os 16 anos. A techne revela-nos o movimento de integração da dispersão, gerador de uma maior estabilidade e do aumento da capacidade de abstração. O campo, na sua função contentora revelou uma maior diferenciação entre o interno e o externo, potenciando a exploração de novas possibilidades e favorecendo a elaboração do desconhecido e da dor mental. Através da conceptualização dos vários elementos presentes na relação que se estabelece entre estes dois momentos do processo de desenvolvimento adolescente, foi possível aceder, compreender e conceptualizar as transformações do Eu e da relação Eu-Outro. A abordagem deste estudo irá permitir uma leitura mais próxima do sujeito e dos processos psíquicos que estão em construção durante a adolescência, o que no futuro poderá conduzir a novas práticas de acompanhamento, mais centradas nos processos de transformação em curso e menos inscritas na lógica clássica da psicopatologia.