Educação Pré-escolar
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Browsing Educação Pré-escolar by Subject "1 Ciclo do Ensino Básico"
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- Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutorPublication . Durão, Beatriz Cruz SimõesO relatório foi desenvolvido com uma turma de 1.º ano onde era aplicado o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O tema em estudo debruça-se sobre o modo como as crianças desempenharam o seu papel enquanto tutores, assim como as suas conceções em relação às ajudas prestadas em situação de tutoria. O tema foi definido pela constatação da dificuldade que as crianças evidenciavam em prestar ajudas eficazes. Desta forma, definiram-se como objetivos: Caracterizar o modo como as crianças interagem em situação de tutoria; Compreender as conceções das crianças sobre o que é ajudar, porque é importante ajudar e como se pode ajudar; Aferir se a clarificação/discussão conjunta das conceções das ajudas em tutoria contribui para uma alteração da natureza dessas interações. Para a recolha de dados, foram selecionadas três crianças tutoras às quais foi feita uma observação do modo como interagiam em tutoria e uma entrevista com vista a compreender as suas conceções sobre as ajudas. Posteriormente, debateu-se em grande grupo as mesmas questões sobre as ajudas, contribuindo assim para uma elaboração das conclusões das crianças. Por fim, fez-se uma nova observação da interação das mesmas, no sentido de avaliar se houve alguma alteração nas interações. A partir de uma análise qualitativa das interações e conceções das crianças percebeu-se que consideram que a ajuda envolve colaboração e requer desenvolver o pensamento. Concluiu-se ainda que houve uma melhoria no modo como as crianças interagiam, mais concretamente, no modo como o tutor desempenhou o seu papel, quando comparando as interações observadas.
- Do ensino presencial para o ensino não presencial no 1.º CEB : transformações e possibilidadesPublication . Félix, Madalena Gomes Fortes Mera; Gomes, Elisabete XavierO presente Relatório Final da Prática Supervisionada (PS) foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta uma investigação decorrente da experiência e atividades desenvolvidas durante a PS. Assim, esta investigação é o culminar de uma formação consciente e reflexiva com vista à obtenção do grau de Mestre pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich em parceria com o ISPA. A problemática deste relatório, surgiu da suspensão das atividades letivas presenciais no seguimento da situação epidemiológica mundial que vivemos atualmente causada pela doença do novo coronavírus – Covid-19 – e, da consequente necessidade e interesse em compreender o seu impacto no ensino com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No sentido de ir ao encontro da problemática, o objetivo desta investigação prendeu-se com a compreensão das maiores transformações e possibilidades da transição do ensino presencial para o ensino não presencial, nomeadamente, algumas das suas vantagens, desvantagens e características. Foi desenvolvida uma investigação de caráter qualitativo numa instituição privada em Lisboa, com uma turma de 1.º e 2.º anos com 18 crianças: 12 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, as respetivas famílias e a professora cooperante. Esta investigação de caráter qualitativo serviu-se dos seguintes instrumentos de recolha de dados: questionários, entrevista, observação naturalista e sistemática, registos do diário de bordo, registos fotográficos e portefólio da PS. Apesar da breve e da limitada amostra, foi possível chegar a algumas conclusões. Os resultados obtidos revelam que a transição do regime de ensino presencial para o regime de ensino não presencial provocou severas transformações na educação, mas também proporcionou uma abertura dos horizontes dos docentes a novas e inovadoras estratégias pedagógicas.
- Os jogos como potencializadores das aprendizagens no 1.ºCiclo do Ensino BásicoPublication . Margarida Lopes Bettencourt PereiraO presente relatório tem como base a prática pedagógica em estágio, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no ano letivo de 2020/2021. O estágio decorreu numa Instituição de natureza jurídico privada numa turma do 4º. ano de escolaridade do 1.º CEB. Considerando as especificidades do contexto, nomeadamente a utilização regular de jogos como estratégia pedagógica do docente cooperante, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender de que forma os jogos podem ser potencializadores das aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para esta análise, recorreu-se a uma metodologia de investigação no âmbito da abordagem qualitativa. As técnicas e instrumentos de investigação selecionados foram a observação participante, a realização de entrevistas, tanto ao docente cooperante como a algumas crianças integrantes do grupo-turma, a análise documental do projeto educativo da Instituição e instrumentos, como o diário de bordo e o portefólio, e, por fim, a elaboração de fichas avaliativas e conversas informais, de modo a compreender quais os conhecimentos demonstrados pelas crianças anterior e posteriormente à implementação dos jogos. Os resultados do estudo realçam a importância da implementação de jogos em contexto pedagógico, nomeadamente os jogos de natureza tecnológica, como potencializadores da aprendizagem. Através dos jogos selecionados para o presente estudo, as crianças mostraram uma progressão e desenvolvimento dos conteúdos abordados, demonstrando também mais interesse e empenho na realização das atividades propostas.
- O plano individual de trabalho e o tempo de estudo autónomo como promotores da autonomia dos alunos no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Preza, Joana Pereira Chaves de Moura e; Brito, Ana Teresa; Santana, InáciaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi desenvolvido numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), mais especificamente numa turma do 2.º ano de escolaridade, com dezassete crianças, sendo seis do sexo feminino e onze do sexo masculino. A professora titular de turma rege-se pelo Modelo do Movimento da Escola Moderna, onde o desenvolvimento da competência da autonomia está presente na rotina diária do grupo, mais especificamente nos momentos de Tempo de Estudo Autónomo (TEA), que são organizados pelo Plano Individual de Trabalho (PIT). Desta forma, a presente investigação teve como principal objetivo compreender de que forma o instrumento de pilotagem PIT, associado ao momento da agenda semanal TEA estão relacionados com a promoção da autonomia dos alunos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, sendo que as técnicas e instrumentos de investigação usados no desenvolvimento do presente relatório centraram-se numa observação naturalista, observação sistemática e realização de entrevistas. Os registos efetuados no diário de bordo, bem como no portefólio de estágio são, também, instrumentos que apoiaram a concretização deste estudo. A informação recolhida, bem como a sua análise permitiram compreender melhor as vantagens da utilização do Plano Individual de Trabalho e da realização do Tempo de Estudo Autónomo face à promoção da autonomia das crianças.