PEDU - Dissertações de Mestrado
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Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Subject "1º Ciclo do Ensino Básico"
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- A diversificação das modalidades de trabalho no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Joana Ramos Luís Correia; Gaitas, SérgioNo contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, foi realizado o atual relatório, no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa escola pública, numa turma de 3º ano de escolaridade, composta por 24 alunos – 19 do sexo feminino e 8 do sexo masculino. A problemática do estudo surgiu após observação do contexto, onde foi possível notar a utilização recorrente do modo de trabalho simultâneo e a desmotivação expressa pelos alunos por trabalhar na modalidade de trabalho individual. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a investigação qualitativa. Para o efeito, a estratégia usada foi a observação não participante e participante, durante a realização das atividades, por meio de observação direta com registo no diário de bordo, grelhas de observação, conversas informais, entrevistas aos alunos. Os objetivos desta investigação foram: aprofundar o estudo da diferenciação pedagógica, com destaque para a dimensão da organização do trabalho dos alunos; ouvir a voz dos alunos para conhecer as suas opiniões sobre o modo como são organizados para trabalhar e sobre a modalidade de trabalho a pares. A partir das suas opiniões, o intuito foi agir sobre elas para melhorar a prática pedagógica, nomeadamente na implementação de momentos de aprendizagem a pares e na diversificação da forma como os pares foram constituídos.
- Highscope no 1º Ciclo : A aprendizagem ativa e organização das aprendizagens dos alunos em contexto de sala de aulaPublication . Rodrigues, Inês Ferreira; Martins, Margarida AlvesO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada numa sala do 4º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 18 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. O ambiente de aprendizagem onde decorreu a prática supervisionada era semelhante a uma sala de pré-escolar, uma vez que a sala se encontrava organizada por áreas compostas por diferentes materiais. Para além desta questão, o trabalho por projetos e em pequenos grupos eram métodos de trabalho muito presentes e, desta forma, as crianças estavam constantemente ativas e geriam os seus próprios processos de aprendizagem resultando em momentos de aprendizagem ativa. Estas estratégias iam ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição e do modelo seguido, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Posto isto, procurei compreender a forma como o modelo era implementado focando-me, essencialmente, na questão referida anteriormente, a aprendizagem ativa. A metodologia utilizada para a execução deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta participante através de registos do diário de bordo e entrevistas aos diretores, professora cooperante e alunos da turma onde estava inserida. Desta forma, a análise dos resultados, tem como objetivo dar respostas às questões colocadas a fim de compreender as estratégias adotadas pelo modelo Highscope bem como perceber a importância da aprendizagem ativa nos contextos de ensino do 1º ciclo de ensino básico. A realização deste estudo permitiu-me compreender, de forma mais sólida, o ambiente de aprendizagem vivido em 1º ciclo com base no Highscope. Apesar das diferentes estratégias e metodologias escolhidas pelos profissionais de educação, o trabalho pedagógico com as crianças de 1º CEB, deve ser sempre contínuo e fundamentado. Para que isso aconteça, é fundamental que os professores procurem constantemente novas abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se adequem às crianças com que se está a trabalhar.