PEDU - Actas de reuniões cientificas
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Browsing PEDU - Actas de reuniões cientificas by Subject "Adolescência"
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- Adaptação psicossocial e bem-estar em adolescentes imigrantes. Um estudo comparativo entre Portugal e EspanhaPublication . Hernando, Ángel; Nunes, Cristina; Cruz, Carmen; Lemos, Ida Manuela de Freitas Andrade Timóteo; Valadas, SandraA forma como as novas gerações de imigrantes se integraram na sociedade portuguesa e espanhola terá uma influência decisiva no futuro de ambos os países. Assim, promover a saúde, bem-estar e adaptação psicossocial assume-se como uma questão estratégica. No presente trabalho analisamos os fatores associados ao bem-estar e à adaptação psicossocial numa amostra de 108 adolescentes (55 rapazes e 53 raparigas), filhos de imigrantes residentes em Huelva (Espanha) e no Algarve (Portugal), com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Os dados recolhidos reportam-se às características sociodemográficas e ao bem-estar percebido dos adolescentes. Para o efeito, utilizámos o KIDSCREEN-52, um questionário que avalia a perceção dos adolescentes sobre a saúde e o bem-estar segundo dez dimensões: Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Auto-perceção, Autonomia, Relações com os Pais e Vida Familiar, Recursos Económicos, Suporte Social e Suporte dos Pares, Ambiente Escolar e Aceitação Social. De uma forma global, foram encontradas diferenças significativas nas pontuações obtidas entre a amostra espanhola e a amostra portuguesa ao nível do Bem-estar Físico, Bem-estar Psicológico, Humor, Recursos económicos e Aceitação Social. Os rapazes relataram um maior nível de bem-estar físico, por comparação com as raparigas.
- Escala Piers-Harris children’s self-concept scale: Uma versão com repostas de um a seisPublication . Veiga, Feliciano; Domingues, DoraÉ apresentada a adaptação da Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale, uma versão com repostas de 1 (discordo totalmente) a 6 (concordo totalmente) da escala americana, revista e publicada em versão reduzida, PHCSCS-2 (Piers & Hertzberg, 2002) e da sua adaptação portuguesa (Veiga, 2006). São apresentadas as propriedades psicométricas desta nova versão (PHCSCS V1-6), em que os coeficientes de fidelidade encontrados se mostraram adequados. Os resultados de análises realizadas permitem continuar a falar em seis fatores — comportamento, estatuto intelectual e escolar, atributos e aparência física, ansiedade, popularidade e satisfação - -felicidade —, com uma distribuição dos itens coerente com a versão PHCSCS-2. Relativamente à validade externa, considerou-se a relação entre os resultados obtidos na PHCSCS V1-6 e as pontuações noutras escalas. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes, corroboram elementos de trabalhos anteriores e salientam, agora com maior amplitude de resposta aos itens, as qualidades da nova versão, em diferentes grupos de sujeitos, bem como a sua utilidade para a investigação e para a intervenção educacional.
- O "pensamento vivo" centro de recursos psicopedagógicos: Estudo-piloto de intervenção e monitorização de saúde mental em meio escolarPublication . Marta, Francisco; Moita, Miguel; Torres, NunoO Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos é uma iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Região Lisboa e Vale do Tejo tendo como alvo os estudantes da medida PIEF- Programa Integrado de Edução Formação, constituída maioritariamente por jovens com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, comportamentais e adversidade social. Estes jovens e suas famílias apresentam desafios pedagógicos e relacionais particulares para os técnicos educativos, determinados por vivências traumáticas de negligência, maus-tratos e exclusão socio-educacional, recorrentes nos vários contextos pessoais e educativos e conducentes ao abandono escolar. Este trabalho apresenta: 1) a intervenção Psicopedagógica “Pensamento-Vivo”; 2) resultados do estudo-piloto de monitorização da psicopatologia dos jovens 1. A intervenção “Pensamento-vivo” foi concebida em apoio à medida PIEF, implementando um conjunto de respostas para as dificuldades emocionais, comportamentais, sociais, e de aprendizagem, tendo como principais objetivos:. Promoção da saúde mental dos jovens e suas famílias e da retoma normativa dos processos desenvolvimentais;. Promoção de contextos de formação e co-formação dos técnicos educativos, sobre fatores de risco e de proteção presentes em meio escolar, com foco particular nos aspectos afectivos e relacionais envolvidos nos processos de exclusão/inclusão.2.No estudo-piloto de monitorização participaram 33 técnicos educativos que avaliaram 21 jovens. Foram utilizados os questionários TRF (preenchidos independentemente por dois técnicos educativos para cada jovem). A taxa de resposta foi de 86%, e a Média de concordância através de correlações ICC=.68 (DP=.17). Foram identificados níveis clínicos de psicopatologia com indicação para intervenção em saúde mental em 98% das avaliações.
- A relação da vinculação amorosa com a ideação Suicida em jovens adolescentes.Publication . Fernandes, Catarina; Nunes, Ricardo; Pimenta, Sofia; Almeida, Ana Susana; Cátia MartinsA preocupação crescente relativamente ao suicídio na adolescência instiga a necessidade de identificar os aspetos associados à intensidade da ideação suicida. Entre os diversos aspetos, a relação com os pais e o par amoroso, adquire uma importância fulcral nesta etapa desenvolvimental, intimamente influenciada pela vinculação amorosa. A presente investigação tem como principal objetivo verificar o impacto de diferentes aspetos, nomeadamente dos perfis de vinculação amorosa estabelecidos (i.e., confiança; dependência, evitamento e ambivalência) na ideação suicida de jovens.Participaram no estudo 228 adolescentes, 139 do sexo feminino e 89 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos de idade (M=16.32, DP=1.631). Utilizaram-se três instrumentos, um Questionário de dados sociodemográficos, o Questionário de Ideação Suicida e o Questionário de Vinculação. Os resultados obtidos permitiram constatar que os adolescentes com níveis mais elevados de ideação suicida são tendencialmente do sexo feminino, percecionam ter uma má ou fraca relação familiar, uma baixa situação económica, uma história de depressão prévia e um perfil ambivalente relativamente ao par amoroso. Por outro lado, maior confiança na relação amorosa associa-se a níveis mais reduzidos de ideação suicida. São discutidas as implicações práticas dos resultados obtidos no que se refere aos critérios basilares de rastreio e identificação de adolescentes em risco de suicídio.