Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
256.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
É apresentada a adaptação da Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale, uma versão
com repostas de 1 (discordo totalmente) a 6 (concordo totalmente) da escala americana, revista e
publicada em versão reduzida, PHCSCS-2 (Piers & Hertzberg, 2002) e da sua adaptação
portuguesa (Veiga, 2006). São apresentadas as propriedades psicométricas desta nova versão
(PHCSCS V1-6), em que os coeficientes de fidelidade encontrados se mostraram adequados. Os
resultados de análises realizadas permitem continuar a falar em seis fatores — comportamento,
estatuto intelectual e escolar, atributos e aparência física, ansiedade, popularidade e satisfação -
-felicidade —, com uma distribuição dos itens coerente com a versão PHCSCS-2. Relativamente à
validade externa, considerou-se a relação entre os resultados obtidos na PHCSCS V1-6 e as
pontuações noutras escalas. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes, corroboram
elementos de trabalhos anteriores e salientam, agora com maior amplitude de resposta aos itens, as
qualidades da nova versão, em diferentes grupos de sujeitos, bem como a sua utilidade para a
investigação e para a intervenção educacional.
Description
Keywords
Autoconceito Avaliação psicométrica Adolescência
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.223-238). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada