Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
387.87 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos é uma iniciativa do
Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Região Lisboa e Vale do Tejo tendo como alvo os
estudantes da medida PIEF- Programa Integrado de Edução Formação, constituída
maioritariamente por jovens com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais,
comportamentais e adversidade social. Estes jovens e suas famílias apresentam desafios
pedagógicos e relacionais particulares para os técnicos educativos, determinados por vivências
traumáticas de negligência, maus-tratos e exclusão socio-educacional, recorrentes nos vários
contextos pessoais e educativos e conducentes ao abandono escolar. Este trabalho apresenta: 1) a
intervenção Psicopedagógica “Pensamento-Vivo”; 2) resultados do estudo-piloto de monitorização
da psicopatologia dos jovens 1. A intervenção “Pensamento-vivo” foi concebida em apoio à
medida PIEF, implementando um conjunto de respostas para as dificuldades emocionais,
comportamentais, sociais, e de aprendizagem, tendo como principais objetivos:. Promoção da
saúde mental dos jovens e suas famílias e da retoma normativa dos processos desenvolvimentais;.
Promoção de contextos de formação e co-formação dos técnicos educativos, sobre fatores de risco
e de proteção presentes em meio escolar, com foco particular nos aspectos afectivos e relacionais
envolvidos nos processos de exclusão/inclusão.2.No estudo-piloto de monitorização participaram
33 técnicos educativos que avaliaram 21 jovens. Foram utilizados os questionários TRF
(preenchidos independentemente por dois técnicos educativos para cada jovem). A taxa de
resposta foi de 86%, e a Média de concordância através de correlações ICC=.68 (DP=.17). Foram
identificados níveis clínicos de psicopatologia com indicação para intervenção em saúde mental
em 98% das avaliações.
Description
Keywords
Inclusão Abandono escolar Saúde mental Adolescência Medida PIEF Dificuldades de aprendizagem
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1212-1226). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário