Psicologia Social
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Browsing Psicologia Social by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- From people to places: The role of perceived personality in forming impressions of tourist destinationsPublication . Martins, João David Ferreira Oliveira; Garcia-Marques, TeresaVasta investigação sobre perceção de pessoas mostra que, ao aprender e formar impressões avaliativas sobre os outros, a informação recebida é codificada organizada de forma não aleatória. Neste processo, a personalidade – sobre a qual partilhamos um conhecimento implícito – funciona como um modelo ou princípio organizador. A investigação sobre atitudes, incluindo as relativas a objetos não sociais, foca, por outro lado, o resultado da avaliação e as circunstâncias em que esse resultado pode ser alterado. Este, e não a organização da informação, tem sido o foco dos estudos sobre objetos que não pessoas, ou diretamente associados a pessoas. No estudo de como percebemos outros objetos, tanto quanto sabemos, não existem esforços significativos para compreender como a informação recebida sobre o mesmo, com objetivos avaliativos, é estruturada ou organizada. Este projeto situa-se no meio destas perspetivas, abordando, através de indicadores específicos, se e como estruturamos a informação sobre um objeto não humano face ao qual estabelecemos uma atitude. A existir tal organização, esperamos que esta seja gerida pela personalidade percebida desse objeto (caso esta seja comprovada). Consequentemente, abordamos um objeto não-humano que é percecionado como tendo uma personalidade semelhante à humana (isto é, ao qual atribuímos traços humanos): o destino turístico. Em proximidade com a personalidade humana, também a personalidade do destino é dimensional, variando no grau em que é considerada excitante, convivial, ou sincera. Com vista aos nossos objetivos, foram desenvolvidos três conjuntos de estudos. O primeiro expande a literatura sobre personalidade de destino turísticos, até agora baseada exclusivamente em traços, ao avaliar e validar, em quatro estudos, quais as características de um destino que estão associadas às suas três dimensões de personalidade. Os estudos seguintes abordam o processo de formação de impressões de destinos turísticos, recorrendo a teorias e paradigmas metodológicos de perceção de pessoas. Nestes, utiliza-se a dimensão (traço) excitante, e abordam-se indicadores específicos de que esta dimensão subjaz a organização mnésica de informação relativa ao objeto: os outputs de tarefas de memória que podem sugerir a presença de efeitos de incongruência e de padrões de probabilidades condicionais de recordações emparelhadas. Nestes estudos focam-se objetos de diferente complexidade: um "destino" geral, no Estudo 1; um bairro, no Estudo 2, seguindo literatura que demonstra que um objeto menos complexo e mais homogéneo favorece a ocorrência do efeito de incongruência (por exemplo, alvos unitários, como pessoas, vs. múltiplos, grupos). Os resultados dos ambos os estudos sugerem, porém, uma organização aparentemente baseada não no traço, mas sim na valência da informação recebida – uma recordação preferencial de informação pouco excitante que, coincidentemente, tem valência negativa (i.e., um efeito de negatividade). O terceiro e último conjunto de estudos procura perceber o papel da valência e conteúdo do traço, distinguindo-os. Assim, os estudos replicam o paradigma experimental dos estudos anteriores, eliminando variações percebidas na valência ao utilizar informação tanto excitante como não excitante, que demonstrámos ser percebida como igualmente positiva. Sob valência constante, a evidência empírica dá relevo ao traço; a personalidade percebida exerce um efeito ao induzir uma preferência pela recordação (e subsequentes probabilidades condicionais de recordação emparelhada) dos itens mais informativos do traço. Identificamos nestes resultados um efeito de informatividade, já patente na literatura de formação de impressões. Em suma, os principais resultados dos estudos realizados indicam que a personalidade percebida de um objeto, em conjunto com a valência de informação recebida, pode guiar a organização da informação sobre um objeto não humano durante a formação de atitudes. As semelhanças com a perceção de pessoas, bem como os pontos de divergência, são discutidos detalhadamente ao longo do projeto, assim como as várias possibilidades para investigação futura que poderá usar este trabalho como ponto de partida.
- O riso que envolve segurança: Segurança psicológica como mediador do clima de humor com work engagementPublication . Rasteiro, Inês Batista; Andrade, José Luis NunesO presente estudo teve como propósito investigar o impacto da Segurança Psicológica na relação entre o Clima de Humor e o Work Engagement no contexto organizacional, adotando uma abordagem inovadora ao focar no clima de humor, em vez de analisar os estilos individuais de humor, como é comum na literatura. A amostra consistiu de 241 participantes de diversas empresas portuguesas, com predominância feminina (71%), sendo utilizados os seguintes instrumentos: Team Psychological Safety (Edmondson, 1999), Humor Climate Questionnaire (Cann et al., 2014) e Utrecht Work Engagement Scale (UWES-3) (Schaufeli et al., 2017). As análises estatísticas indicaram que a Segurança Psicológica exerce um papel mediador na relação entre o Clima de Humor e o Work Engagement, com diferentes direções de mediação: duas positivas e duas negativas, conforme as dimensões do clima de humor. Esses resultados evidenciam que um clima de humor positivo pode favorecer o envolvimento no trabalho, enquanto um clima negativo tende a reduzi-lo, ressaltando assim a importância de promover um ambiente de trabalho psicologicamente seguro. Uma limitação do presente estudo é a amostragem por conveniência, o que compromete a validade externa. Futuras pesquisas devem investigar as interações entre segurança psicológica e clima de humor em contextos culturais diversos, incluindo amostras não ocidentais ou então estudos longitudinais. Estudar o impacto do humor em relações transversais e bottom-up, são necessários para compreender melhor as dinâmicas organizacionais.