APPsyCI - Comunicações / Posters
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing APPsyCI - Comunicações / Posters by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Não te deixes enganar! Projeto de literacia no combate à desinformação no ensino superiorPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria Luz; Sanches, TatianaO projeto “Be careful!” assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação e garantir a integridade académica, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.
- O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com IAPublication . Lopes, Carlos; Antunes, Maria da Luz; Sanches, TatianaO ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e exigente. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e utilizar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a tecnologia solicitada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, regularizando o seu potencial, dividindo-nos entre excitação e escrutínio cauteloso. Vamos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e que se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da alfabetização da informação?
- As tutorias no ensino superior: Avaliação pelos estudantesPublication . Almeida-Rocha, T.; Queiroz, F.; Loureiro, F.; Primoroso, D.; Vargas-Moniz, M. J.; Ispa - Instituto UniversitárioNo contexto académico, a Tutoria abrange todo o apoio e orientação disponibilizado por um/a responsável (o/a Tutor/a) a um/a estudante (o/a tutorando/a) que estabelecem um contacto formal focado no processo de superação de eventuais dificuldades e/ou na aquisição de competências específicas relacionadas com a vida académica . 1 As tutorias no Ensino Superior são uma estratégia que facilita a integração académica e social dos/as estudantes, uma vez que promove : Dinâmicas de integração do estudante na comunidade académica; conhecimento acerca de procedimentos e práticas institucionais; formação académica, profissional e pessoal do estudante; gestão de expetativas e de dificuldades reais e antecipadas. 2 Desde 2010 que o ISPA adotou um sistema de Tutorias para orientação e suporte que procura desenvolver competências académicas, cognitivas, afetivas, de autonomia, comunicacionais, sociais e culturais dos/as estudantes. Objetivo: Introduzir uma dinâmica de reflexão e análise conjunta para compreender o contributo do programa tutoria para o desenvolvimento académico e pessoal de estudantes, orientadas para o bem-estar e integração de estudantes nos contextos do ensino superior.
- UNI_RPublication . Vargas-Moniz, M.J.; Queirós. F; Almeida-Rocha, T.; Belo, S; Brandão, T.; Gouveia, M. J; Loureiro, F; Martins, A. C.; Neto, D; Ispa - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da VidaIntrodução: Este poster foi desenvolvido pelo projeto “UNI_R: Resposta Integrada na Promoção Saúde Mental no Ensino Superior” no âmbito do convite da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) para a conferência "Inovação e Bem-estar para o Sucesso: Inovação Pedagógica, Saúde Mental e Sucesso no Ensino Superior" na Universidade de Coimbra, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024. Objetivo: Este poster procurou apresentar o projeto UNI_R, a sua equipa, os seus principais objetivos e alguns resultados preliminares de uma primeira recolha de dados. Procedimento: Foi realizada uma primeira recolha de dados (T0), em setembro de 2024, para avaliar o sentimento de comunidade, o bem-estar psicológico, as dificuldades antecipadas e os estilos de vida de 669 estudantes (até ao momento) da comunidade do ISPA. Resultados: Os resultados desta primeira recolha permitem definir o perfil dos estudantes do Ispa e compreender a correlação existente entre algumas variáveis (e.g., Sentimento de Comunidade, Dificuldades Antecipadas), de modo a delinear modelos de investigação e análise futuros.